08 tendências de Marketing Digital e Social Media para 2017 - WE3 - Agência de Marketing Digital
Conheça as principais tendências de marketing digital e social media no Brasil. Aproveite as oportunidades para o seu negócio!
Marketing digital, Social Media, Tendências 2017
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08 tendências de Marketing Digital e Social Media para 2017

08 tendências de Marketing Digital e Social Media para 2017

A cada ano novos estudos são feitos para descobrir tendências de Marketing Digital e Social Media, sendo possível prever oportunidades e realizar um planejamento estratégico para você se destacar e surpreender o consumidor. O Brasil está entre os três países no mundo com mais acessos aos grandes players, como Google, Facebook, WhatsApp e YouTube. Listamos abaixo algumas das principais tendências no Brasil.

#1 – Inbound Marketing

Nada mais é do que um conjunto de estratégicas com o objetivo de aproximar voluntariamente os consumidores das marcas através de conteúdos relevantes e no relacionamento com o cliente. Esse conteúdo pode influenciar na decisão de compra, gerar mais vendas, aumentar a visibilidade do negócio e tornar a marca referência em um determinado assunto. Aproximadamente 93% dos processos de compra começam através da busca online. Além disso, inbound marketing custa menos que o marketing tradicional, pois baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas. Invista em publicações relevantes e conquiste defensores da marca. Aqui falamos mais sobre as ferramentas do marketing de conteúdo.

#2 – Facebook e Snapchat: diversificação como chave para o sucesso do negócio

O Facebook tem 1,7 bilhão de usuários ativos mensais e está constantemente buscando alternativas para ajudar as empresas a aumentar seu engajamento. Na última edição do Facebook Summit, por exemplo, foi apresentado a importância da utilização do Facebook Messenger como uma Central de Atendimento. O Facebook Live também é uma ótima solução para impulsionar seu negócio e compartilhar experiências em tempo real.

O Snapchat conta com aproximadamente 20% da base do Facebook, mas é um dos aplicativos mais engajados entre a geração millennial. A rede social está reposicionando a marca como fabricante de câmeras e inovando seu app.

#3 – Realidade mista: aumentada e virtual

Utilizar a tecnologia para transformar a interação do usuário com o mundo de forma criativa é uma das grandes apostas para este ano. Popularizada a partir do fenômeno Pokémon Go, a realidade aumentada ganhou espaço e virou queridinha dos brasileiros. A experiência do usuário é o que realmente vai contar para engajar e entreter consumidores. Players do mercado de tecnologia, como Google, Apple, Facebook, Snap, Twitter e Amazon já estão aderindo à tendência.

Diferente da realidade aumentada, a realidade virtual estimula o usuário a explorar o mundo virtual através de vídeos 360º ou Oculus Rift – criado pela Oculus, recentemente comprada pelo Facebook.

#4 – Chatbots

Esteja preparado para atender seu cliente quando ele procurar por você. Essa é uma estratégica básica de relacionamento, mas que poucas empresas levam em consideração devido à alta demanda de trabalho. Os chatbots surgem como o futuro da interação entre consumidor e empresa. Uma solução simples, prática e inovadora para orientar e tirar dúvidas de usuários.

#5 – Social Commerce

É a integração do e-commerce com as mídias sociais, permitindo que os usuários compartilhem suas experiências de compras online ou preferências de consumo, para ajudar na tomada de decisão de compra. O Pinterest, por exemplo, é uma das maiores referências para planejar uma compra. Sua capacidade de gerar vendas é um importante diferencial da plataforma, que se denomina um “catálogo de ideias”.

#6 – E-mail Marketing

A utilização de softwares e plataformas de automação será uma estratégia de e-mail marketing que poupa tempo e auxilia na captação, nutrição e conversão de leads. Investir tempo para elaborar um e-mail com design clean, texto e chamada atraentes e que seja responsivo são essenciais para que o usuário execute a ação desejada pela empresa – seja ler um texto do blog ou clicar no link de compra.

#7 – Mobile Marketing

Já que estamos falando de e-mail… 53% dos e-mails enviados são abertos pelo celular. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil tem hoje mais de 168 milhões de smartphones em uso. A expectativa é chegar em 236 milhões de aparelhos em uso no próximo ano. Isso mostra a importância do investimento em interação mobile e estratégias de comunicação voltadas especialmente para quem compra e faz transações pelo celular. O Mobile Marketing é capaz de proporcionar uma experiência integrada e multicanal.

#8 – Wearables

São dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças de vestuário. São relógios inteligentes, pulseiras, óculos, canetas e aparelhos que oferecem ao usuário uma experiência digital mais integrada à sua rotina. O desafio das empresas é se comunicar com o público de forma criativa e personalizada.

Para finalizar… conhecer, entender e saber como falar com seu público-alvo são fundamentais para garantir o sucesso de uma marca. Reflita sobre essas tendências e tente incluir no planejamento de marketing. Veja o que os concorrentes estão fazendo e procure o seu diferencial. Como você quer que sua marca esteja daqui cinco anos? Pense nisso!

 

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