03 problemas que podem afetar seu plano de marketing - WE3 - Agência Marketing Digital Curitiba
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03 problemas que podem afetar seu plano de marketing

03 problemas que podem afetar seu plano de marketing

03 problemas que podem afetar seu plano de marketing

Até mesmo um plano de marketing bem executado pode ter problemas. Os profissionais que simplesmente seguem em frente e não analisam adequadamente suas campanhas podem repetir os mesmos erros e não ter conhecimento para corrigi-los. Listamos abaixo três problemas que podem comprometer os resultados do seu plano de marketing.

Falta de objetivos ou objetivos incorretos

A definição incorreta de metas pode prejudicar uma campanha de marketing inteira, assim como expectativas erradas ou divergentes das equipes de marketing e vendas. As metas devem ter contexto, ser numéricas, baseadas em dados e não podem ser muito genéricas. Aqui também vale mencionar que, quanto mais sinergia e foco no mesmo objetivo a equipe de vendas e marketing tiverem, melhores serão os resultados das campanhas.

Falta de conhecimento e atualização

Um bom profissional de marketing deve testar, otimizar, adaptar e aprender continuamente sobre sua área de atuação. Equipes que possuem um processo de aprendizado, adaptação, iteração e otimização têm mais chances de aproveitar os pontos fracos de uma campanha e ajustá-los em tempo real. Aqui estão cinco habilidades que consideramos importantes para quem deseja aprimorar seus conhecimentos, manter-se competitivo ou começar a trabalhar com marketing digital.

É praticamente impossível ter campanhas digitais 100% efetivas, mas ter KPIs (indicadores de performance) bem definidos é o segredo para saber exatamente o que precisa ser medido. Listamos 05 dicas para mensurar resultados de campanhas digitais.

Falta de conhecimento sobre jornada de compra

A jornada de compra nada mais é do que acompanhar o passo a passo e entender o estágio de compra do seu lead – do primeiro contato até a conversão da venda. Ela impacta positivamente nas vendas de uma empresa devido à quantidade de informações geradas sobre os clientes, podendo envolver diversas estratégias: automação de marketing, experiência do cliente, marketing de conteúdo, onboarding entre outras.

A equipe de marketing deve identificar a jornada do comprador e como ela diminui o funil de vendas para entender sua intenção. Isso ajuda (e muito) na criação de campanhas mais inteligentes. Isso quer dizer que os profissionais precisam dedicar tempo para entender as necessidades, intenções e desafios que motivam os compradores, sendo crucial para impulsionar o sucesso de uma campanha. Veja aqui como desenhar a jornada de compra do consumidor.