
28 nov 2018 03 problemas que podem afetar seu plano de marketing
Até mesmo um plano de marketing bem executado pode ter problemas. Certamente, os profissionais que simplesmente seguem em frente e não analisam suas campanhas podem repetir os mesmos erros. E ainda, não ter conhecimento para corrigi-los. Por isso, listamos abaixo três problemas que podem comprometer os resultados do seu plano de marketing.
Falta de objetivos ou objetivos incorretos
Primeiramente, a definição incorreta de metas pode prejudicar uma campanha de marketing inteira, assim como expectativas erradas ou divergentes das equipes de marketing e vendas. Portanto, as metas devem ter contexto, ser numéricas, baseadas em dados e não podem ser muito genéricas. Portanto vale mencionar que, quanto mais sinergia e foco no mesmo objetivo a equipe de vendas e marketing tiverem, melhores serão os resultados das campanhas. Leia aqui o post que escrevemos sobre como integrar sua equipe de vendas com o marketing digital.
Falta de conhecimento e atualização
Um bom profissional de marketing deve primordialmente testar, otimizar, adaptar e aprender continuamente sobre sua área de atuação. Equipes que possuem um processo de aprendizado, adaptação, iteração e otimização têm mais chances de aproveitar os pontos fracos de uma campanha e ajustá-los em tempo real. Por isso, listamos aqui estão cinco habilidades que consideramos importantes para quem deseja aprimorar seus conhecimentos, manter-se competitivo ou começar a trabalhar com marketing digital.
É praticamente impossível ter campanhas digitais 100% efetivas. Entretanto, ter KPIs (indicadores de performance) bem definidos é o segredo para saber exatamente o que precisa ser medido. Por isso, listamos 05 dicas para mensurar resultados de campanhas digitais.
Falta de conhecimento sobre jornada de compra
A jornada de compra nada mais é do que acompanhar o passo a passo e entender o estágio de compra do seu lead – do primeiro contato até a conversão da venda. Ela impacta positivamente nas vendas de uma empresa devido à quantidade de informações geradas sobre os clientes. Igualmente, pode envolver diversas estratégias: automação de marketing, experiência do cliente, marketing de conteúdo, onboarding entre outras.
Semelhantemente, a equipe de marketing deve identificar a jornada do comprador e como ela diminui o funil de vendas para entender sua intenção. Isso ajuda (e muito) na criação de campanhas mais inteligentes. Por isso, os profissionais precisam dedicar tempo para entender as necessidades, intenções e desafios que motivam os compradores. Sendo crucial para impulsionar o sucesso de uma campanha. Veja aqui como desenhar a jornada de compra do consumidor.
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