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05 dicas para aumentar o desempenho de campanhas de e-mail marketing

Campanhas de E-mail Marketing

05 dicas para aumentar o desempenho de campanhas de e-mail marketing

PoJá abriu sua caixa de e-mails hoje? Quantas campanhas de e-mail marketing você recebeu e quantos despertaram o seu interesse? Esse é um assunto que gera muitas discussões no mundo do marketing. Deixamos aqui a pergunta que não quer calar: será que e-mail marketing vai acabar?

Nós da WE3 Online acreditamos que não. Inclusive, para muitas empresas, essa é a ferramenta mais importante em suas estratégias de Inbound Marketing. Como tudo na vida tem um “mas”, aqui não poderia ser diferente, né? O desempenho das suas campanhas depende de como você vai trabalhar na construção de campanhas de e-mail marketing. Explicamos melhor abaixo, com 05 dicas para você aumentar a taxa de abertura, criar oportunidades e encantamento.

1- Régua de relacionamento

Esse é um dos assuntos que mais gostamos de falar. Dá trabalho e leva tempo organizar uma régua de relacionamento, mas garantimos que o retorno é 100% satisfatório. Imagina poder enviar um e-mail marketing totalmente personalizado para clientes ativos, prospects, que acabaram de chegar ou inativos que não compram a bastante tempo. A partir de uma régua de relacionamento bem definida e estruturada, é possível criar uma comunicação humanizada e ainda mais próxima do seu público. Quem não gostaria de receber um e-mail do tipo “Sentimos sua falta. Volte que temos muitas novidades pra te contar”? Por isso, pense nisso e delegue essa tarefa para uma pessoa da sua equipe de marketing. Pense fora da caixa! Lembre-se que manter um cliente é muito mais difícil que conquistar um novo!

2- Assunto

“Ei, psiu. Aqui tem uma oferta exclusiva pra você!” ou “Você ganhou 15%OFF pra comprar agora!”. Esse é um tipo de assunto que desperta a curiosidade e o interesse de qualquer pessoa, aumentando a taxa de conversão. Ainda mais se a marca é desejada por quem recebeu sua campanha de e-mail marketing! Assim, elabore assuntos curtos e objetivos; coloque o preço ou desconto em destaque se a oferta for realmente atrativa; evite colocar muitas palavras em caixa alta; utilize a estratégia de urgência como “Últimas horas”.

3- Conteúdo das Campanhas de E-mail Marketing

O e-mail deve refletir uma experiência para quem vai abrir. Pois, se no assunto do e-mail fala que tem uma oferta exclusiva, como consumidor (seja ativo, prospect ou inativo), quero ser surpreendido positivamente. E isso vai além do preço.

Portanto, seja criativo na construção da arte, na utilização das cores e nos textos. Essa é a chance que você tem para vender mais, lançar um produto e estreitar o relacionamento com seu cliente. E, por favor, não esqueça de colocar um botão de call to action. Seu e-mail pode estar lindo e maravilhoso, mas se não tiver um botão “Clique aqui e compre agora”, “Quero ver todas as ofertas”, “Quero ler o artigo completo” ou algo do tipo, infelizmente seu trabalho foi praticamente em vão. Ação é o que queremos com e-mail-marketing.

4- Cadastros

Envie e-mails apenas para os usuários que realmente fizeram cadastro ou demonstraram interesse em receber seus conteúdos. Construa sua própria base de clientes através de eventos, redes sociais e atendimentos. Esse é o caminho mais demorado, mas com toda a certeza você terá maiores taxas de conversão. Não esqueça de também colocar no rodapé de todos os e-mails um link para cancelamento de inscrição.

5- Análises

Agora é hora de analisar o desempenho dos seus e-mails. Pois, acompanhar a taxa de recebimento, abertura, cliques, descadastros e número de leads são métricas importantes para a manutenção de uma boa campanha de e-mail marketing. Somente com essas análises será possível identificar pontos positivos, pontos a melhorar e o que não deverá mais ser feito. Assim, faça testes AB com conteúdos diferentes para o mesmo público e veja qual tem o melhor resultado.

Quer saber mais sobre e-mails marketing, métricas e inbound marketing? Entre em contato conosco! Pois será um prazer conversar sobre esses assuntos e entender como podemos ajudar o seu negócio.

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