05 habilidades para trabalhar com Marketing Digital - WE3 - Agência Marketing Digital Curitiba
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05 habilidades para trabalhar com Marketing Digital

05 habilidades para trabalhar com Marketing Digital

Com a crescente disponibilidade de dados, velocidade das mudanças e um mundo cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing digital precisam evoluir como organizam e executam seus planejamentos e campanhas. As habilidades essenciais de comunicação e escrita devem ser sempre aprimoradas, assim como outras, que estão sendo consideradas vitais no mundo do marketing. São habilidades relacionadas às novas práticas do mercado, tecnologias, análise de dados e interatividade.
Aqui estão cinco habilidades que consideramos importantes para quem deseja aprimorar seus conhecimentos, manter-se competitivo ou começar a trabalhar com marketing digital:

Perfil analítico

Hoje temos facilidade em obter dados que forneçam novas oportunidades para insights, mas, ao contrário do que muita gente pensa, também podem complicar as funções dos profissionais se não souberem usá-los corretamente.
Aprender a analisar as ferramentas de dados, como o Google Analytics, Facebook Ads, CRMs e automação de marketing são essenciais para saber quais aspectos de uma campanha funcionam ou não com a sua empresa. Sentimos lhe informar, mas não existe uma regra ou maneira fácil de fazer isso. É testando, estudando e analisando relatórios de diferentes plataformas. Procure entender mais sobre geração de demanda e ROI (retorno do investimento) com a finalidade de trazer resultados para o seu negócio.

Criatividade é a alma do negócio

Ter boa comunicação, facilidade para conversar com clientes, criatividade, saber expressar suas ideias com clareza e gostar de elaborar estratégias de conteúdo são habilidades muito difíceis de automatizar, e por isso, são valorizadas nos profissionais de marketing digital, mesmo com todos os avanços tecnológicos. Se você gosta de redes sociais e quer trabalhar ou já trabalha com isso, fique atento! Não basta ser usuário, tem que participar, entender os problemas, principais qualidades e tendências para colocar em prática no seu negócio. Veja aqui como o Marketing de Conteúdo pode te ajudar a vender mais.

Foco em resultados

Trabalhar em conjunto com a equipe de vendas pode render resultados muito positivos para a empresa. O motivo é simples: os profissionais de marketing podem ajudar na conversão do funil de vendas com uma segmentação de conteúdo de qualidade, onde o cliente em potencial esteja na jornada de compra. Para isso, é necessário entender o que faz uma perspectiva de conversão, buscar formas de melhorar as conversões e como aplicar isso no dia a dia do trabalho. Aprenda aqui como desenhar a jornada de compra do consumidor.

Organização e otimização de tempo

Estar atendo às novas tecnologias é importante para qualquer profissional, e isso pode fazer toda a diferença na produtividade e resultados das campanhas. Aprenda a usar e valorize ferramentas para rastrear conteúdo, ajudar na gestão de projetos e gerenciar o tempo. O Google Analytics, Trello e Pipedrive são só alguns exemplos. A maioria dos profissionais de marketing desejam aperfeiçoar suas habilidades em tecnologia e operações do dia a dia. Aqui tem 7 aplicativos para aumentar sua produtividade no trabalho.

Familiaridade com o universo online

Fazer um diagnóstico da sua empresa no universo online é importante para saber para quem o seu conteúdo deve ser direcionado. Por isso, o profissional de marketing digital deve estar antenado e conectado com as principais tendências do momento. Não apenas ferramentas e aplicativos, mas também saber os artistas e influenciadores que podem contribuir com a sua marca, acompanhar os hits e memes, lançamentos de filmes e séries. O que fazer para chamar a atenção do seu público-alvo? Seriam conteúdos de vídeos, imagens, parcerias ou propaganda? Seja curioso, inovador e perspicaz!

O oportunismo (no bom sentindo da palavra) é hoje uma das maiores tendências de comunicação e marketing. Leia mais sobre os influenciadores digitais e a importância deles para a sua marca.

Não basta ser comunicativo, criativo e usuário das redes sociais. Para trabalhar com marketing digital você precisa ser expert ou saber se virar com várias dessas habilidades, além de saber trabalhar em equipe. O mais importante é não ficar parado esperando as coisas acontecerem. Lembre-se das palavras do escritor Dale Carnegie “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.”