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As oportunidades criadas pelos Micro-Momentos

As oportunidades criadas pelos Micro-Momentos

As oportunidades criadas pelos Micro-Momentos

O conceito de micro-momentos surgiu há cerca de 5 anos e foi criado pelo Google. Diz respeito aos momentos de formação da escolha e decisão do consumidor que ocorrem durante a jornada de compra, com ênfase no ambiente digital.

Micro-Momentos e smartphones

Na prática, os micro-momentos seriam aquelas ocasiões em que o consumidor dá uma pausa em seus afazeres para pesquisar por coisas de seu interesse. Coisas que possam sanar necessidades ou resolver problemas.

Logo após experenciar um micro-momento, a pessoa retorna para as tarefas do dia a dia. Assim, esses instantes valiosos podem acontecer via computador, porém, são mais comuns por meio de dispositivos móveis. Cerca de 94% dos usuários de smartphones pesquisam informações em seus aparelhos quando estão no meio de outras atividades.

Nesse contexto, é importante salientar que a massificação dos dispositivos móveis mudou muito o comportamento dos consumidores. Isso fez com que o tempo de navegação diário aumentasse. Atualmente, 92% dos brasileiros possuem smartphones e 75% recorrem primeiramente a eles quando surge uma nova necessidade de pesquisa e conhecimento.

A seguir, vamos conhecer as 5 categorias de micro-momentos, cada uma delas representa oportunidades diferentes e interessantes para cada tipo de negócio.

Micro-Momento 1: Eu quero saber

Esta primeira categoria é quando o usuário pesquisa sobre algo, mas não necessariamente com a intenção de comprar. São principalmente pesquisas sobre notícias, tipos de comida, alimentos saudáveis e lojas voltadas para o desejo de consumo.

Micro-Momento 2: Eu preciso de algumas ideias

A segunda categoria diz respeito a pesquisas que têm como intenção conhecer as opções, mas ainda sem efetivar a compra. Assim, esses micro-momentos constituem oportunidades para conhecer empresas, marcas, produtos e serviços disponíveis. Lembrando que a maioria dos usuários não é fiel a uma marca ou empresa.

Micro-Momento 3: Eu quero ir

Estes micro-momentos consistem em pesquisas por negócios da região em que se encontra o usuário, que está considerando comprar algo em uma loja próxima. É uma ótima ocasião para que estabelecimentos locais criem conexões com os consumidores. As principais pesquisas dessa categoria são sobre lojas, bares, restaurantes e rotas de deslocamento.

Micro-Momento 4: Eu quero fazer

As pesquisas desta categoria são sobre informações que ajudem o usuário a cumprir uma tarefa ou a experimentar algo novo. Ele tem dúvidas sobre como executar alguma atividade — geralmente doméstica — e recorre ao Google para saber o passo-a-passo. Empresas e marcas devem aproveitar esses micro-momentos para ajudá-los a realizar essas tarefas, criando conexões. Seriam principalmente pesquisas sobre dicas (como remover uma mancha da roupa, por exemplo), receitas culinárias e outras tarefas relacionadas à casa ou ao jardim.

Micro-Momento 5: Eu quero comprar

A última das categorias representa micro-momentos em que há a intenção de compra, sendo que a pesquisa tem o intuito de auxiliar na decisão. Para as empresas e marcas, são oportunidades de fechar negócio. Os principais tipos de pesquisas são comparações de preços entre produtos, melhores lojas para comprar alimentos, além de restaurantes e bares mais bem avaliados.

Como aproveitar os Micro-Momentos?

Primeiramente, é importante que as empresas e marcas compreendam que, durante os micro-momentos, os consumidores querem soluções rápidas e efetivas para suas necessidades. E, para aproveitar-se disso, é preciso cumprir 3 mandamentos básicos.

Esteja presente: conheça os micro-momentos e antecipe soluções para as necessidades do seu público-alvo. Por meio dessa antecipação, você terá mais chances de estar presente quando eles ocorreram e de aproveitá-los para ajudar os usuários, criando conexões com eles.

Seja útil: forneça uma experiência digital — especialmente uma experiência mobile — que seja relevante e atenda às necessidades dos consumidores de forma rápida. Afinal, micro-momentos são eventos ultradinâmicos. Auxiliar os usuários a conseguirem rapidamente o que precisam, gera resultados para a imagem do seu negócio.

Inspire confiança: construa uma experiência positiva para o consumidor através de diferentes meios, canais e relacionamento, medindo o impacto de todos eles para o seu público-alvo e negócio.

Estratégias WE3 para aproveitar os Micro-Momentos

Portanto, para cumprir esses 3 mandamentos dos micro-momentos, é preciso de uma boa estratégia de marketing digital.

A WE3 tem as soluções para que sua empresa esteja presente, seja útil e inspire confiança nos usuários. Entre elas:

1 Desenvolvimento mobile: crie a melhor experiência para usuários de dispositivos móveis.

2 Visibilidade online: construa e consolide a imagem do seu negócio.

3 Estratégia de conteúdo: entregue a informação que o seu público-alvo precisa.

4 Pesquisas de comportamento de buscas: entenda o que o seu consumidor precisa e antecipe ações.

5 E-commerce: efetue suas vendas por meio de uma loja de baixo custo e com funcionamento 24/7.

Conheça nossos cases de marketing digital e desenvolvimento web, além de um pouco sobre nós! Queremos ajudar o seu negócio a transformar oportunidades em resultados!