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5 formas de aumentar o ROI do Marketing de Conteúdo

5 formas de aumentar o ROI do Marketing de Conteúdo

5 formas de aumentar o ROI do Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas para aumentar a visibilidade online de empresas ou marcas, justamente porque traz um dos maiores ROI. Com impacto relevante e em longo prazo, um conteúdo de qualidade é capaz de gerar confiança nos usuários, acendendo ou reacendendo interesse, para criar ou recriar oportunidades de vendas e fidelização.

ROI do marketing de conteúdo

ROI é a sigla de Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento, em português. É um indicador que mede o lucro ou o prejuízo de vários tipos de estratégia durante determinado período. Ele ajuda a empresa a entender: quais estratégias em que se está investindo têm dado mais retorno? Quais precisam ser melhoradas ou cortadas? Assim, o ROI auxilia gestores a tomarem decisões mais acertadas.

O ROI do marketing de conteúdo costuma ser alto e medido de forma detalhada. A partir do ROI do marketing digital, é possível decompô-lo nos meios por onde o conteúdo é veiculado: redes sociais, SEO, e-mail marketing, blog e por aí vai.

Desse modo, o ROI pode demonstrar, por exemplo: o blog é bem-sucedido? Os leads gerados por esse canal possuem uma boa taxa de conversão? A estratégia de conteúdo tem sido boa?

Conteúdo de qualidade + boa estratégia de Marketing Digital

Por isso, a qualidade do conteúdo está sempre atrelada a uma boa estratégia de marketing digital. E, na verdade, para encarar a concorrência, é preciso gastar muita energia com a elaboração de um bom planejamento sobre o que será escrito, de que forma será veiculado e como os resultados serão mensurados.

E, para elaborar um planejamento, é preciso levar em conta 3 fatores que interferem no ROI: custo, utilização e performance.

Custo: quanto a estratégia de conteúdo custará para a empresa?

Utilização: quais meios serão utilizados para alcançar o público online?

Performance: de que maneira esse conteúdo planejado impactará a audiência e como será o retorno para a empresa?

Para uma estratégia de marketing digital funcionar, ela precisa ser realizada de maneira documentada. Além de levar em consideração os 3 fatores acima, documentar todos os aspectos da estratégia desde o início até o final traz maior garantia de foco em sua implementação e de sucesso em seus resultados.

Assim, conquistar um ROI alto não é algo tão complicado, é pura estratégia. Por isso, algumas medidas são essenciais para obter sucesso nisso.

1 Estabelecer objetivos de marketing de conteúdo específicos e executáveis

Em primeiro lugar, empresas nem sempre têm objetivos muito claros sobre o que desejam em sua estratégia de marketing de conteúdo. Mas uma coisa é certa: elas estão em busca de lucro.

Por isso, é importante alinhar esse tipo de informação já nas primeiras reuniões. Assim, com sensibilidade, a equipe da agência de marketing digital deve ajudá-los a estabelecerem objetivos realísticos e alcançáveis dentro das possibilidades. O ROI do marketing de conteúdo costuma ser alto, mas isso não garante que seja uma mina de ouro. Porque isso exige muito trabalho e planejamento para dar certo.

Ainda, esse alinhamento inicial sobre os objetivos auxilia na escolha dos indicadores-chave de performance (KPI´s) ideais para a agência utilizar ao mensurar o desempenho, a performance do conteúdo em intervalos específicos. E lembrando que o conteúdo deve ser sempre criado com um propósito específico que gere resultados executáveis.

2 Identificar previamente os melhores canais de veiculação

Depois do estabelecimento dos objetivos, é preciso identificar quais são os melhores canais de marketing digital para atingir o público. E escolher os melhores canais não significa utilizar todos os canais. Este é um erro muito comum. Procurando por mais visibilidade, empresas ou marcas acabam sobrecarregando o público, o que também não é uma boa solução.

Isso porque foco é fundamental no marketing de conteúdo. Focar os esforços em alguns canais resultará em conteúdo de maior qualidade e mais pontual para o público, trazendo resultados mais eficazes. Desse modo, para escolher os melhores canais para a distribuição do conteúdo, é necessário partir dos objetivos traçados e o alvo demográfico da empresa.

Por exemplo, se o objetivo da empresa é conscientizar sobre sua atuação e o público-alvo são profissionais de negócios, a melhor rede social a se investir seria o Linkedin. Da mesma forma, enviar e-mails marketing e criar um blog sobre assuntos relacionados para gerar mais tráfego orgânico em seu site seriam também boas saídas para alcançar visibilidade online.

3 Criar conteúdo de alta qualidade para se diferenciar da concorrência

2 das principais tendências de marketing de conteúdo para este 2020 são: evitar superficialidades, investindo em conteúdo de qualidade e conteúdos ultrassegmentados.

Bom, conteúdo de qualidade sempre foi uma premissa do marketing digital, mas com a popularização da Internet e a presença cada vez maior de empresas e marcas gerando conteúdo, o usuário tornou-se mais exigente.

Conteúdos ultrassegmentados são aqueles pensados para atender as necessidades de uma parcela específica do público, criando proximidade por meio de conteúdos muito elaborados.

Essas 2 tendências reforçam como foco é fundamental quando se trata de marketing de conteúdo. Foco não apenas nos canais, mas na mensagem transmitida. O conteúdo tem que ser pensado a partir dos canais em que será veiculado. Também, é necessária pesquisa e empenho para elaborá-lo. Hoje em dia, um texto superficial é insuficiente para a audiência e acaba prejudicando a imagem da empresa ou marca.

Portanto, sem conteúdo de qualidade, grande parte do esforço que a estratégia de marketing digital demanda acaba sendo jogado fora. Fora isso, um conteúdo de qualidade permanece online e pode trazer resultados também a longo prazo.

4 Realizar atualizações constantes

Um conteúdo não é nada sem consistência, ou seja, conteúdo de qualidade que seja constantemente atualizado, seguindo o mesmo padrão de qualidade e as tendências do momento. Assim, a consistência é justamente um dos fatores de sucesso da estratégia e responsável por:

Estabelecer autoridade: uma das formas mais importantes de uma empresa ou marca se distinguir dos concorrentes do ponto de vista do público. A consistência impacta diretamente na credibilidade passada para o público.

Construir a consciência de marca: com uma estratégia consistente de marketing de conteúdo, esse conteúdo é compartilhado continuamente, ampliando a visibilidade. Isso gera maior visibilidade como consequência natural.

Engajar o público e gerar leads: conteúdo de alta qualidade publicado regularmente é mais propenso a engajar o público e a converter, gerar leads.  

Melhorar o tráfego e o SEO: os cálculos de SEO são altamente impactados por frequência e qualidade de conteúdo.

 5 Mensurar a performance com o Google Analytics

Por fim, basear em métricas o resultado da sua estratégia de marketing de conteúdo é fundamental. A partir disso, é possível analisar os pontos fortes e fracos, estabelecendo melhorias ou mudanças.

Por isso, o Google Analytics é um programa com grande arsenal de possibilidades e ferramentas sofisticadas. Através dele, obtém-se métricas padrões como tráfego e engajamento, além de outros detalhes. É também possível mensurar KPI´s básicos como volume de tráfego, engajamento, conteúdo popular e problemático, eficácia do conteúdo, resolução das necessidades da audiência. Esses são recursos essenciais para ajudar no cálculo do ROI do marketing de conteúdo.

 WE3 Online

Aliamos nossa estratégia de marketing de conteúdo a um planejamento de marketing digital que supere as expectativas de nossos clientes. Desenvolvemos soluções sob medida para potencializar a performance online da sua empresa.

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