pixel facebook

Blog de Marketing Digital da WE3

Acompanhe as novidades de marketing digital, gestão de redes sociais e mídias digitais em nosso blog. Confira nossas últimas postagens.

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações em sua caixa de e-mail.

No mundo do marketing se utilizam muitos termos em inglês e também muitos acrônimos. O inglês está para o Marketing assim como o latim está para o Direito. Para facilitar o dia a dia de quem está começando em marketing, montamos um breve Glossário de Acrônimos de Marketing Digital. Glossário de Acrônimos de Marketing Digital AIDA: Attention Interest Desire Action (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) Essas são as etapas clássicas pelas quais um consumidor passa do começo de um funil de compra até a realização da compra. Essa sequência era muito utilizada para criação de anúncios gráficos impressos, como material para jornais e revistas.  Em primeiro lugar, você precisa chamar a Atenção do seu público e despertar seu Interesse. Causando o Interesse, você desenvolve nele o Desejo. E direciona ele para uma Ação. No marketing digital, principalmente no inbound marketing, o conceito foi um pouco alterado. API: Application Program Interface (Interface de Programação de Aplicações) API nada mais é que uma interface para que um software converse com outro. Imagine que você precise integrar seu site com o Mailchimp, por exemplo. Você não vai ter acesso ao banco de dados do Mailchimp, nem seu código-fonte. Mas como fazer a integração? Através de uma API. Com uma...

Neste post, vamos propor um Guia de Planejamento de Marketing Digital para facilitar o trabalho para gestores de marketing. Já falamos sobre planejamento de marketing digital em nosso blog. Mas pela importância e abrangência desse assunto, provavelmente ainda voltaremos a ele muitas outras vezes. Por isso, neste post, faremos um passo a passo de como montar seu planejamento de marketing digital. Passo 01: Onde você está e aonde quer chegar? Primeiramente, a principal pergunta que se deve fazer em qualquer planejamento é essa: aonde você quer chegar? Para isso, você precisa responder uma outra pergunta primeiro: onde você está agora? Algumas pergunta simples podem lhe ajudar a traçar um diagnóstico atual da posição da sua empresa no mundo virtual. Algumas perguntas podem lhe ajudar nesse processo. Por exemplo: Quantas visitas seu site recebe mensalmente? Quantos contatos comerciais vem pelo seu site? Por qual meio os visitantes chegam ao seu site? Seu site está atualizado para dispositivos mobile? Sua página do facebook é atualizada com frequência? Há interações do público com seu negócio nas redes sociais? Seu site aparece nas buscas do Google? Algumas outras perguntas podem lhe ajudar a entender como você está em relação aos seus concorrentes. Seus concorrentes estão fazendo anúncios patrocinados? ...

Até alguns anos atrás, o profissional de marketing tinha à sua disposição uma quantidade limitada de canais para relacionar-se com o público, com a ideia da comunicação de massa que tinha como objetivo alcançar o máximo de pessoas com uma única mensagem. Nesse contexto, o antigo modelo do funil de vendas era controlado pelo time comercial de uma empresa e a área de marketing cuidava somente do topo do funil. Mas sabemos que atualmente o cenário é outro. Com a expansão do marketing digital e o surgimento de novas metodologias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, o marketing adquiriu novas frentes de atuação, tornando-se possível direcionar ações para públicos cada vez mais específicos e atingindo-os em momentos em que a mensagem será mais eficiente. Assim, o antigo funil de vendas passou a se chamar funil de marketing por muitos estudiosos e profissionais do ramo. A seguir, explicaremos o que é o funil de marketing, quais são suas ramificações e como ele funciona como estratégia. Definindo o funil de marketing O funil de marketing é um conceito que representa o percurso da audiência do primeiro contato com a sua empresa até a compra. Em alguns casos, também contempla a interação no pós-venda. Esse modelo...