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Blog de Marketing Digital da WE3

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Canais de marketing digital são os caminhos utilizados em uma estratégia para buscar determinado objetivo. Primeiramente, é importante entender como funciona uma estratégia para entender como usar os canais. Objetivo do Marketing Digital Imagine que seu objetivo seja aumentar as vendas de seu e-commerce. Você deve então traçar suas metas e definir seus KPI's. Defini-se então que é preciso aumentar as visitas em 50%. A partir disso, o que fazer? Você deve traçar ações de nível tático para buscar esses visitantes adicionais. Canais de Marketing Digital no Google Analytics O relatório de aquisição do Google Analytics traz alguns exemplos de canais. Já falamos disso aqui. A seguir: Direct  - ou Tráfego Direto Organic Search - Tráfego Orgânico Social - Tráfego vindo das redes sociais, como Facebook e Instagram E-mail - Tráfego gerado por ações de e-mail Marketing Referral  - Tráfego gerado a partir de links em outros sites, ou de referência Paid Search  - Vindo de links patrocinado Other - Outros canais Ainda há outros canais, como Rede de Afiliados. Mas são menos frequentes para a maioria dos usuários. Essa lista de canais do Google Analytics pode servir como base para sua estratégia, pois agrupa os caminhos em grandes grupos. Mas voltando ao exemplo prático,...

Muito se fala sobre KPI e sua importância para um planejamento - não apenas planejamento de marketing. Porém, o que são KPI's? Fizemos um pequeno post explicando seu conceito e como escolhê-los. Definição de KPI Primeiramente, vamos explicar o significado de KPI. KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador de Performance ou Indicador-chave de Performance, em uma tradução mais literal. Cada planejamento ou cada empresa deve escolher seus KPI's, conforme suas demandas. Portanto, não espere uma lista pronta de KPI's. Mas sim, indícios de como escolher os melhores para sua estratégia. Como escolher seu KPI Depois de entendermos o conceito de KPI, agora é hora de fazer sua escolha. Muitas empresas escolhem KPI's "de mercado", ou seja, KPI's que parecem ser muito usados. Contudo, o que importa são as métricas do seu negócio. Ou seja, se na sua estratégia digital o importante for medir os contatos vindos pelo seu site, esse é um KPI que você deve escolher para medir. Como validar seu indicador de performance? Existe uma análise chamada SMART, ou Meta SMART e igualmente SMART Criteria. A metodologia SMART consiste em avaliar suas metas por cinco critérios, que formam o acrônimo SMART. A seguir: Specific - Específico Mensurable...

O Google Adwords, agora conhecido como Google Ads, é a plataforma de anúncios do Google. A sua primeira versão foi lançada no ano 2000 e, desde então, vem liderando o mercado. Para se ter uma ideia, em 2018, a receita publicitária da plataforma foi de U$ 116,320 bilhões. Já o segundo lugar da categoria, o Facebook Ads, teve como receita U$ 55,013 bilhões. Com mais de 100 bilhões de buscas mensais no mundo, é fácil entender porque pode ser uma estratégia profícua anunciar no Google Adwords. Assim, é preciso, primeiramente, criar uma campanha, escolhendo seu formato. O tipo de campanha escolhido, assim como o valor estipulado devem ser baseados nos objetivos publicitários da marca ou serviço. Mas, antes de falarmos sobre os formatos disponíveis para anunciar, é necessário entender qual a lógica do processo do Google Adwords, que inclui dois conceitos principais: o formato de leilão e o Índice de Qualidade (I.Q.). Como funciona o leilão do Google Adwords? O formato de leilão no Google Adwords possui a seguinte lógica: para cada pesquisa feita no Google, acontece um leilão que define o posicionamento em que os anúncios aparecerão, assim como o valor que cada anunciante irá pagar no caso de haver um clique...