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Como fazer link building?

Como fazer link building?

Link building é uma peça fundamental em uma estratégia de SEO. E provavelmente, uma das tarefas mais árduas de todo o processo. Mas primeiramente, é importante entender o que é link building.

O que é Link Building?

Link building é o esforço de se obter links de outros sites para o site que você quer otimizar. Em uma tradução simples, seria a “construção de links” ou, mais corretamente, “construção de links para seu site”. Portanto, link building são as ações de gerar referência para o seu site em outros sites.

Mas qual é a importância dos links para seu site? Primeiro, é preciso entender como funcionam os mecanismos de busca, em especial, o Google.

Importância do Link Building para SEO

Os mecanismos de busca possuem milhares – milhares, literalmente – de critérios para rankear um site, em relação a um termo. Esses critérios vão desde a velocidade de carregamento do site, otimização para dispositivos mobile, experiência do usuário e também a sua autoridade e relevância ou popularidade. Mas como medir a autoridade e relevância de um site? Para a autoridade – ou Domain Authority – se utilizam alguns critérios específicos, tal como o tempo de registro de um domínio.

Como saber a relevância de um site?

Inicialmente, o Google era um projeto de doutorado para organizar teses acadêmicas da Universidade de Stanford. A novidade eram os critérios de organização dos primeiros resultados. O Google então listava primeiro as teses que eram referenciadas mais vezes por outras teses. A lógica era simples: se uma tese A é citada por outras teses, essa tese A é, portanto, importante. Quanto mais links para uma tese, mais importante ela é. Portanto, mais relevante e mais popular ela é. Esses critérios foram organizados no PageRank, o primeiro algoritmo de rankeamento do Google.

O objetivo do link building é, portanto, fazer com que outros sites apontem para o seu site, para que o Google entenda que o mesmo é relevante para determinado assunto.

Mas todo link é igual?

Sim! Mentira, não é não. A credibilidade do site que aponta para o seu site é fundamental para o “peso” do link para seu site. Por exemplo, imagine que você é um cozinheiro. Outras pessoas falam que você é um excelente cozinheiro: o tio da padaria, o porteiro, o dono da loja de carros. Ok, você é um cozinheiro mesmo. Agora, imagine que o Alex Atala fala que você é um excelente cozinheiro. A credibilidade dele sobre o assunto é muito maior do que do tio da padaria, o porteiro ou o dono da loja de carros. Portanto, a indicação dele tem um peso muito maior. Com sistema de rankeamento dos sites é a mesma coisa. A credibilidade da fonte influencia bastante na indicação. Portanto, trocar links ou utilizar link farms não adianta nada. Essa imagem usada exaustivamente pelo próprio Google exemplifica bem como funciona a Domain Authority dos sites.

 

Link Building - Google Pagerank

Google Pagerank – imagem estilo “chic 2001”

O que são link farms?

No intuito de obter retorno rápido e sem muito esforço, muitos desenvolvedores optaram por uma estratégia de black hat chamada link farm. Como é fácil registrar um domínio e hospedar inúmeros sites no mesmo servidor, bastaria – teoricamente – você registrar muitos domínios e fazer com que eles apontem para o site que você deseja. Por isso a “fazenda de links” ou “cultivo de links”. Os mecanismos de busca identificam isso facilmente e geralmente o site é punido sendo banido dos resultados das buscas.

Então, afinal, como fazer link building?

Como as formas rápidas e fáceis não dão resultado, sobram as formas longas e árduas. Veja algumas formas de fazer link building legítimo:

  • Assessoria de imprensa: faça sua marca aparecer e virar notícia. Assim, naturalmente os portais de notícia vão publicar matérias sobre sua marca e, principalmente, linkar para seu site.
  • Guest Post: ou post convidado. Como muitas marcas possuem blog, é possível fazer uma estratégia de guest post. Ou seja, sua marca escreve no blog da outra marca e a outra marca escreve no seu blog como convidado. Portanto, não deixa de ser uma estratégia de co-marketing.
  • Co-marketing: fazer ações em conjunto com outras marcas gera, naturalmente, a troca de links desejada.
  • Conteúdo de Qualidade: criar conteúdo de qualidade também é uma estratégia para ser linkado em outros sites. Como o Google também analisa os links de saída da página – ou seja, links para outros sites – outras marcas precisam fazer link para assuntos relevantes em outro site.
  • Redes Sociais: compartilhar conteúdo do site site nas redes sociais é, também, uma estratégia de link building.

O processo de SEO é longo e complexo. E como falamos no começo, o link building é uma das tarefas mais árduas do processo pois depende da interação de outros agentes. Por isso, relacionamento é tudo.

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