pixel facebook

Como o marketing digital pode ajudar na escalabilidade da sua empresa?

Como o marketing digital pode ajudar na escalabilidade da sua empresa?

Como o marketing digital pode ajudar na escalabilidade da sua empresa?

Planejar e monitorar a escalabilidade de uma empresa é fundamental para o seu sucesso. E isso pode ser feito com ajuda de uma boa estratégia de marketing digital.

O que é escalabilidade?

Em primeiro lugar, a escalabilidade de uma empresa pode ser definida como o seu potencial de crescimento. Quer dizer, sua capacidade de aumentar o faturamento sem elevar custos ou abrir mão da qualidade. Assim, a escalabilidade é uma espécie de estratégia de modelos e práticas desenvolvida a partir de dados sobre o objeto central de negócio. E essa estratégia garante seu crescimento contínuo e acelerado.

Dessa forma, podemos dizer que um padrão escalável ajuda estabelecer os pilares de uma empresa ao longo do tempo. Por exemplo, o seu potencial de expansão e os possíveis riscos que corre junto ao mercado.

Em poucas palavras, escalabilidade é o entendimento sobre quão longe a empresa pode ir seguindo determinado planejamento. Por isso, quanto mais escalável um negócio, menor o nível de incertezas e maior o potencial de retorno positivo no futuro.

Modelos de escalabilidade

Primeiro, vamos imaginar uma nova empresa. Ela tem uma ideia incrível e útil: um aplicativo que resolve algum problema para grande parte da população. Então, esse aplicativo é desenvolvido de maneira funcional e passa a ser usado por um número inicial de clientes. Também, uma sede da empresa é montada e são contratados alguns funcionários. Por fim, há investimento em marketing digital, mas sem muita preocupação com a estratégia certa.

Porém, uma segunda empresa concorrente percebe a aderência daqueles clientes ao tal aplicativo. Então, ela utiliza a mesma ideia, reformula-a e desenvolve um aplicativo mais ágil e com melhor navegabilidade. Também passa a investir pesadamente nos canais certos de marketing digital e a terceirizar a sua mão-de-obra, além de implementar o regime de home office.

Qual das duas empresas tem maior escalabilidade e, portanto, melhores resultados ao longo do tempo oferecendo esses aplicativos de mesma função? A segunda, claro.

Isso porque a segunda usou um método mais rentável e inteligente, especialmente para uma aposta inicial. Ela investiu em um aplicativo melhor, apostou alto no marketing digital e reduziu custos terceirizando colaboradores que trabalham à distância, sem necessidade de custos com um escritório. Ou seja, ela encontrou um modelo mais escalável que a primeira para alcançar o mesmo objetivo.

E são muitos os exemplos como esse em nosso dia a dia, ou você acha que Uber, Cabify ou 99 são pioneiras nas ideias que vendem?

Escalabilidade e marketing digital

Assim, no exemplo fictício anterior, vimos como o marketing digital pode ser um fator decisivo para tornar maior a escalabilidade de um negócio. Por isso, uma estratégia de marketing digital bem formulada e coerente com as necessidades da empresa sempre faz a diferença em seus resultados.

Nesse cenário, diversas estratégias e análises realizadas por uma agência de marketing digital ajudam a elevar a melhorar os resultados de empresas e, consequentemente, aumentar a sua escalabilidade. A seguir, você confere algumas delas.

1 Otimização SEO e Link Building

SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta de otimização para sites de busca. Consiste num conjunto de técnicas de otimizações feitas em sites, blogs ou páginas específicas para que fiquem entre os primeiros resultados no Google. Da mesma forma, dentro da estratégia de SEO, investir em um link building preciso é fundamental. O link building é uma troca de links que podem alavancar a visibilidade online. Se seu site for linkado por outro que já é autoridade no assunto, ele ganha pontos com o Google e gera ainda melhores resultados.

90% das pessoas que realizam buscas no Google clicam apenas nos primeiros resultados da pesquisa, daí a importância de investir em ferramentas como SEO, que garantam esse tipo de visibilidade. Estando entre os primeiros resultados, o site adquire maior credibilidade, é mais acessado, gera mais tráfego orgânico e maiores chances de converter leads em clientes. Portanto, essa é uma estratégia que aumenta o nível de escalabilidade da empresa, porque cria mais oportunidades de negócio.

2 Análise de estratégias e resultados

Para mensurar a escalabilidade, é necessário saber se as estratégias de marketing digital utilizadas estão dando certo. Uma boa agência de marketing digital oferece opções de relatórios com análises periódicas das estratégias utilizadas, das metas alcançadas e das possíveis fraquezas dentro dos processos.

Assim, por meio desses relatórios, são apresentadas informações como, por exemplo: quantas pessoas clicaram em um anúncio? Quantas abriram um e-mail marketing? Quantas acessaram o site ou leram um artigo de blog? Quantas se registraram em uma landing page?

Esses dados são essenciais para definir o real ROI, o retorno sobre investimento da estratégia de marketing digital que está sendo seguida. A partir do ROI, é possível definir a verba necessária para obter o lucro pretendido, atraindo mais clientes e evitando gastos com ações desnecessárias.

3 Oferecer algo a mais em conteúdo

Numa estratégia de marketing de conteúdo, é necessário antecipar quem receberá a mensagem certa e na hora certa. Não adianta nada produzir conteúdo de qualidade se ele não for direcionado para o público incorreto e no momento inoportuno.

Com a elaboração de um conteúdo de qualidade, veiculado nos melhores canais e no momento certo da jornada de compra, é possível atingir um público considerável com boas chances de gerar leads. Apenas acertando essa estratégia de conteúdo, a escalabilidade da empresa já aumenta, por aumentar sua visibilidade online.

Mas hoje em dia não basta só isso, é preciso oferecer algo a mais em conteúdo. E as empresas brasileiras já perceberam que esse “a mais” pode ser um conteúdo exclusivo e informativo. Estamos falando de vídeos, podcasts, webinars, newsletters e artigos direcionados a um público específico. Esse tipo de conteúdo é relevante para essas pessoas e as ajuda resolver problemas e expectativas.

Portanto, conteúdo exclusivo, informativo e direcionado aumenta a escalabilidade, pois os custos para que uma agência o crie e divulgue por meio de plataformas não é muito alto. Mas o retorno desse tipo de ação de conteúdo é um dos maiores dentro da área do marketing digital. Há em média uma redução de gastos de 62% com equipes de vendas e grandes campanhas de marketing e uma conversão 3 vezes maior de leads em clientes.

WE3 Online

Procurando a solução certa em marketing digital que aumente a escalabilidade da sua empresa?

Conheça mais sobre nossas soluções e nossos cases.

Temos a estratégia certa para alavancar o seu negócio online.