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Como montar um Planejamento de Marketing Digital?

Planejamento de Marketing Digital

Como montar um Planejamento de Marketing Digital?

Todo planejamento de marketing digital deve auxiliar o time de marketing a manter-se focado em seu objetivo.

Apesar de ter um plano de marketing parecer óbvio, a maioria das empresas não tem um.

No Brasil, segundo pesquisa do SEBRAE realizada em fevereiro de 2018, mais de 60% das empresas de pequeno e médio porte não possuem Plano de Marketing e Vendas. Para empresas de grande porte, o índice cai para 30%. Nessa estatística não são considerados critérios qualitativos, como recursos, meios e capacitação para execução do planejamento.

Mas para que fazer um Planejamento de Marketing Digital?

Um planejamento de marketing digital fornece a todos uma direção estratégica e cria o envolvimento necessário para atingir os objetivos comerciais da empresa.

Na prática, um planejamento de marketing digital serve para definir o foco e as metas, colocando todos em sintonia. Principalmente para alinhar a equipe de marketing digital com os departamentos com que mais conversa: Vendas e TI.

O Planejamento de Marketing Digital pode mudar durante o ano?

Sim.  O planejamento de Marketing Digital é criado em um determinado cenário político, econômico e tecnológico. E este cenário muda. Além disso, há  mudanças de recursos humanos e financeiros da própria empresa.

Mas mudar constantemente o planejamento vai levar ao descrédito, por isso deve ser feito com cautela. E sempre que possível, deve-se manter os objetivos e metas iniciais, apenas alterando os meios com que serão alcançados.

O que deve conter em um Planejamento de Marketing Digital?

Buyer Persona e onde encontrá-la

O primeiro passo de um planejamento de Marketing Digital é conter uma compreensão do comprador ou buyer persona: quem ela é, quais seus interesses e desejos.

Além de informações subjetivas, o planejamento de marketing digital deve conter informações objetivas, tais como informações demográficas. Ou seja, onde encontrar o comprador mapeado na etapa anterior.

Jornada de Compra e Experiência do Usuário

Apesar desse termo ser muito utilizado no Inbound Marketing, a jornada de compra serve para todo tipo de aquisição, inclusive as não-financeiras.  Muitas vezes, analisar a Jornada de Compra é só pensar como o cliente vai acessar seu site até chegar ao seu formulário de contato.

Mensagem

Outro conteúdo importante que deve estar no planejamento de marketing digital é a mensagem que será passada para o público-alvo. Em outras palavras, como sua marca deverá ser conhecida ou lembrada pelo seu cliente e quais anseios serão resolvidos pelo seu produto ou serviço.

Metas e Métricas

Embora não seja uma tarefa simples, principalmente no início, é muito importante traçar metas no planejamento de marketing digital. E, além disso, traçar quais métricas ou KPIs serão seguidos durante o ano. Quando não se tem uma cultura de métricas, é bastante difícil dar o primeiro passo. Mas conforme se evolui com as ferramentas de marketing digital, é possível refinar as métricas a serem utilizadas. E a partir disso, traçar metas mais objetivas.

Sugestão de Estrutura para o seu Planejamento de Marketing Digital

  • Cliente / Buyer Persona: como falamos anteriormente, comece falando sobre o cliente e seus hábitos de consumo.
  • Cenário atual: fale sobre os canais usados atualmente e quais resultados eles estão trazendo.
  • Novos Canais: quais novos canais podem ser ativados?
  • Onde é possível chegar: baseando-se nos resultados passados, fale sobre o potencial de cada canal.
  • Concorrentes: quais canais eles estão utilizando e o que eles estão fazendo?
  • Integração Marketing-Vendas: mostre, passo a passo, como será feita a captação de novos leads para o departamento comercial.
  • Geração de Conteúdo: quais serão as linhas principais de conteúdos e de design trabalhadas no próximo período?
  • Metas e Métricas: quais metas serão traçadas para cada canal? E quais métricas serão medidas mês a mês?

Mas o mais importante do Planejamento de Marketing Digital é ter o ponto de partida e o ponto que se quer chegar. E claro, o caminho, meios e recursos que deverá se seguir.

Se quiser nossa ajuda para elaborar seu Planejamento de Marketing Digital, agende uma reunião conosco. Teremos um grande prazer em auxiliar você e sua empresa nesse momento tão importante. Entre em contato conosco!