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Como traçar uma estratégia de SEO para aumentar os resultados?

Como traçar uma estratégia de SEO para aumentar os resultados?

Como traçar uma estratégia de SEO para aumentar os resultados?

Contar com uma estratégia de SEO bem estruturada é o primeiro passo para que a sua empresa possa aumentar os seus resultados e tenha mais tráfego orgânico. Com isso, será possível aparecer na primeira página do Google, trazendo mais visitantes para o site. Assim, sua marca conseguirá desenvolver autoridade na área e será considerada uma referência no segmento. Continue lendo o nosso post e saiba como traçar a sua estratégia de SEO!

Como traçar uma estratégia de SEO?

Confira os quatro passos principais que não podem faltar na sua estratégia de SEO:

Conhecer o seu público-alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia de SEO é conhecer o público que você deseja impactar. Isso é essencial para que sua marca saiba como se comunicar com os leads e adeque a linguagem. Uma empresa que foca em pessoas da terceira idade, por exemplo, não deverá escrever da mesma maneira de uma que deseja alcançar os jovens. Analise qual é o perfil do cliente, como ele se comporta e o que ele gosta para ter um plano mais assertivo.

Encontrar palavras-chave relevantes

Outro passo fundamental para a estratégia de SEO é encontrar as melhores palavras-chave para a sua empresa. Dentro do marketing digital, chamamos assim os termos que são utilizados para fazer uma pesquisa. Se estiver procurando informações sobre SEO, por exemplo, poderá pesquisar “o que é SEO”, “SEO” ou ainda “o que é SEO e para que serve”. Para saber quais são os termos mais pesquisados da sua área, pode utilizar ferramentas como o Ubersuggest e o SEMrush. Para encontrar os melhores, é preciso considerar o volume, ou seja, a quantidade de pesquisas que são feitas, e a dificuldade, que simboliza quantas páginas já trabalham com essa keyword. O ideal é conseguir um volume alto e uma dificuldade baixa para ter mais resultados em uma busca orgânica. Uma dica valiosa que podemos dar é usar palavras-chave maiores.

Dentro do marketing, são conhecidas como palavras-chave de “cauda longa”. Elas trazem mais especificidade para a pesquisa e, consequentemente, resultados melhores para os usuários. Utilizando o nosso exemplo de SEO, o termo “o que é SEO e para que serve” possibilita a criação de um conteúdo mais detalhado e específico. Além disso, de acordo com o Databox, empresa especializada em dados digitais, 50% de todas as pesquisas são feitas com quatro ou mais palavras.

Otimizar as páginas existentes

Após encontrar as palavras-chave relevantes para o seu negócio, é preciso otimizar as páginas que já existem no site. Isso vai muito além de mudar os títulos e o conteúdo para conter os termos escolhidos, pois é preciso analisar todas as configurações. Para isso, recomendamos o Google Search Console, ferramenta própria do famoso buscador que traz dicas e insights valiosos para o SEO. Ele aponta se o seu site conta com problemas de indexação, backlinks duvidosos e ainda sinaliza se há penalizações, fornecendo soluções práticas. O melhor é que essa consulta pode ser feita frequentemente, sem nenhum limite ou custo. Além disso, no canal do YouTube Google Webmasters você encontra uma playlist exclusiva com dicas para mexer na ferramenta e otimizar o seu site.

Investir na produção de conteúdo exclusivo

Outra dica valiosa para ter uma estratégia de SEO mais assertiva é investir em marketing de conteúdo. Ele se embasa na produção de materiais que sejam relevantes para o público. Pense em curiosidades, artigos educativos e até mesmo conteúdos comerciais que façam as pessoas se interessarem pelo seu blog. Não esqueça de sempre pesquisar a melhor palavra-chave para as publicações e de cumprir os requisitos:

  • inserir o termo no título, meta descrição e primeiro parágrafo,
  • fazer linkagens externas e internas,
  • repetir a palavra-chave escolhida durante o post,
  • evitar links na keyword.

Além disso, o indicado é que essa produção ocorra periodicamente, o que trará mais relevância e autoridade para a sua marca. Continue lendo no nosso blog e saiba mais sobre marketing de conteúdo!

 

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