pixel facebook

Descobrindo o novo perfil do consumidor: conheça a Geração N

Descobrindo o novo perfil do consumidor: conheça a Geração N

Descobrindo o novo perfil do consumidor: conheça a Geração N

Para que a sua empresa consiga oferecer o melhor para o cliente e ainda venda mais, é preciso saber mais sobre o novo perfil do consumidor. Ao longo dos anos, o modo de fazer compras sofreu grandes mudanças. Atualmente, o consumo digital tem se destacado e ganhado cada vez mais espaço. De acordo com o E-commerce Brasil, portal especializado em lojas virtuais, 35% dos consumidores começaram a realizar compras online ou aumentaram a quantidade de produtos e serviços adquiridos durante a quarentena. Assim, surgiu a Geração N, que é altamente conectada e exigente em relação a tudo o que consome. Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre esse assunto!

Conheça o novo perfil do consumidor

A Geração N, também chamada de Novel, é uma representação do novo perfil do consumidor. Ela teve origem a partir da Geração C, de Conectada, que não é definida por faixa etária, como são as outras, mas sim pelo uso constante da Internet para consumir conteúdos e se relacionar. Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, a relação entre a Geração C e a Internet ficou ainda mais forte, o que fez surgir a N, que faz até mesmo suas compras online. É importante ressaltar que esse perfil é extremamente heterogêneo em relação à idade, podendo haver desde idosos até os adolescentes. Por isso, é importante não pensar na comunicação por meio desse fator, e sim pelas principais características que eles compartilham.

Quais são as principais características do novo consumidor?

O novo perfil do consumidor foi identificado pelo analista digital Brian Solis, que aponta que eles são impacientes, eficientes e muito exigentes. Eles utilizam as redes sociais para consumir conteúdos, leem resenhas digitais e fazem tudo através de telas, seja do celular, do tablet ou do notebook. Em geral, a Geração N deseja que os processos de compras sejam rápidos, tanto para realizar o pagamento quanto para a entrega. Além disso, ainda esperam que não sejam feitas interações com um vendedor ou consultor, simplesmente selecionando, pagando e esperando a mercadoria em casa.

Como adaptar a empresa ao novo perfil do consumidor?

É preciso considerar as principais características do novo perfil de consumidor para que a sua empresa consiga fornecer o melhor atendimento possível para ele. Confira nossas dicas para isso!

Processos rápidos

Reveja como estão os processos do seu negócio e se eles não podem ser otimizados. Isso deve ser feito, principalmente, em três áreas:

  • de compra,
  • de atendimento ao cliente,
  • pós-vendas.

Para o primeiro, observe se é possível tornar a compra mais rápida, pensando tanto na velocidade de carregamento da página quanto nos processos de pagamento. Se a sua loja só aceita pagamentos por boletos, por exemplo, está na hora de rever isso e buscar outras maneiras para oferecer mais para o cliente. Em relação ao atendimento, é preciso contar com atendentes que estejam à disposição para tirar dúvidas e, principalmente, saibam informações sobre o produto em questão. Lembre-se de que o novo perfil de consumidor é impaciente e tende a saber bastante sobre o que está comprando. Ele pode buscar informações mais técnicas e o papel da sua empresa é tirar suas dúvidas.

Uma boa ideia para que esse processo seja rápido e, melhor ainda, 24 horas por dia, é investir em chatbots, que são robôs que utilizam Inteligência Artificial para atender ao público. Outra dica valiosa que podemos dar é não demorar muito para responder aos e-mails ou mensagens. Isso pode fazer com que o cliente desista da compra.

Produtos e serviços exclusivos

Além de adaptar os processos, é preciso ir além! Ofereça produtos e serviços exclusivos para se destacar e conquistar o novo perfil do consumidor. Você pode, por exemplo, oferecer um frete mais caro para diminuir o tempo de espera ou ainda um produto de alta qualidade, que poucas pessoas têm. Para isso, é importante que a sua empresa compreenda quem é o seu consumidor, qual é a sua jornada, quais são as suas dores e o que ele valoriza.

Assim você conseguirá selecionar os melhores produtos e serviços para o seu público e ainda oferecerá um atendimento diferenciado. A melhor maneira de fazer isso é traçando as buyer personas do seu negócio

Agora que você sabe mais sobre a Geração N e os seus hábitos de consumo, continue no nosso blog e entenda melhor sobre as personas e suas aplicações no marketing digital!

Leia mais no blog da WE3: