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Glossário de Acrônimos de Marketing Digital

Glossário de Acrônimos de Marketing Digital

Glossário de Acrônimos de Marketing Digital

No mundo do marketing se utilizam muitos termos em inglês e também muitos acrônimos. O inglês está para o Marketing assim como o latim está para o Direito. Para facilitar o dia a dia de quem está começando em marketing, montamos um breve Glossário de Acrônimos de Marketing Digital.

Glossário de Acrônimos de Marketing Digital

AIDA: Attention Interest Desire Action (Atenção, Interesse, Desejo e Ação)

Essas são as etapas clássicas pelas quais um consumidor passa do começo de um funil de compra até
a realização da compra. Essa sequência era muito utilizada para criação de anúncios gráficos impressos, como material para jornais e revistas.  Em primeiro lugar, você precisa chamar a Atenção do seu público e despertar seu Interesse. Causando o Interesse, você desenvolve nele o Desejo. E direciona ele para uma Ação. No marketing digital, principalmente no inbound marketing, o conceito foi um pouco alterado.

API: Application Program Interface (Interface de Programação de Aplicações)

API nada mais é que uma interface para que um software converse com outro. Imagine que você precise integrar seu site com o Mailchimp, por exemplo. Você não vai ter acesso ao banco de dados do Mailchimp, nem seu código-fonte. Mas como fazer a integração? Através de uma API. Com uma chave de criptografia e acesso, você pode mandar dados para eles, sem comprometer sua segurança.

B2B: Business to Business

Business to Business significa Negócios para Negócios. Ou seja, empresas que vendem para outras empresas (pessoas jurídicas) e não para consumidor final (pessoa física). Por exemplo, uma distribuidora de bebidas que faz venda a bares e restaurantes e não faz venda ao consumidor final.

B2C: Business to Consumer

Business to Consumer significa Negócios para Consumidores. É o contrário do B2B. Neste caso, um bar ou restaurante que vende bebidas a pessoas físicas.

BR: Bounce Rate

Bounce Rate é a relação entre as pessoas que entraram em seu site e as que abandonaram após ver apenas uma única página.

CAC: Customer Acquisition Cost

Custo de Aquisição de Clientes é a relação entre o custo de investimento total de marketing e o número de clientes que você adquiriu.

CMS: Content Management System

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é um sistema que permite incluir, alterar ou excluir textos e imagens de um site, por exemplo. Também pode ser utilizado em sistemas ou redes sociais.

CPA: Cost Per Action

Custo por ação: é a relação entre o custo e as ações de usuário. Por exemplo, imagine que você gastou R$ 100 para ter 5 formulários preenchidos em seu site. Ou 5 contatos enviados. Você teve um custo de R$ 20 por ação.

CPC: Cost Per Click

Custo por clique: é a relação entre o custo e o número de cliques que você obteve. Imagine que ao investir R$ 100 no Google Ads, você teve 50 cliques que levaram o usuário ao seu site. Assim, você teve um CPC médio de R$ 2,00.

CPM: Cost Per Thousand

Custo por Mil é a relação entre o custo e o “milhar” de pessoas alcançadas. Em alguns casos, como impressões, o número de casas decimais é muito alto. Por isso, se arredonda para mil unidades. Por exemplo, em uma campanha onde você tenha investido R$ 100 e tenha atingido 50.000 pessoas. Você pode dizer que seu custo de impressão foi de R$ 0,0002 ou então que seu CPM foi de R$ 0,20. Você gastou vinte centavos para cada mil pessoas atingidas.

CR: Conversion Rate

A taxa de conversão é a razão entre o total de visitas e as pessoas que converteram em um evento. Por exemplo, uma loja virtual que recebeu 100 acessos e teve 3 compras finalizadas. Pode-se dizer que a taxa de conversão dessa loja virtual é de 3%.

CRM: Customer Relationship Management

O CRM é uma ferramenta de gerenciamento comercial utilizado por muitas empresas. O CRM tem por finalidade organizar todo o histórico das interações do cliente com sua marca.

CTA: Call to Action

O call to action, ou chamada para a ação é o direcionamento final que sua página ou texto deve fazer para o usuário. Tradicionalmente, usa-se o imperativo, tal qual “Inscreva-se”, “Agende agora”, “Compre”, etc. Falamos mais sobre call-to-actions aqui.

CTR: Click Through Rate

Taxa de cliques, ou Click Through Rate é a razão entre os cliques gerados e a taxa de impressão de um anúncio. Quanto maior o CTR, maior a qualidade de seu anúncio. Por exemplo, um anúncio exibido 100 vezes que tenha 12 cliques tem um CTR de 12%, o que é um excelente número.

DA: Domain Authority

Domain Authority é a autoridade do domínio. É uma pontuação de 0 a 100, utilizado principalmente pela ferramenta MOZ, de SEO. Quanto maior a autoridade de domínio, maior suas chances de ter um bom posicionamento no Google.

DNS: Domain Name Server

DNS é uma configuração de servidores que organiza os “nomes” de seu site e e-mail.

FTP: File Transfer Protocol

FTP é uma forma (ou, um protocolo) de transferência de arquivo. Com um endereço, login e senha, você tem acesso à uma pasta remota onde pode subir ou baixar arquivos. Na maioria dos casos, uma publicação de um site é feita via FTP, onde o desenvolvedor “sobe” os arquivos para o servidor.

GA: Google Analytics

O Google Analytics é a principal ferramenta atual de rastreamento e estatísticas sobre acessos a um site. Leia mais sobre o Google Analytics aqui.

Ainda tem mais termos em nosso Glossário de Acrônimos de Marketing Digital. Confira!

HTML: Hyper Text Markup Language

HTML é a “linguagem de programação” dominante na internet. Tecnicamente, não é uma linguagem, mas um código de marcação. É utilizada em 100% dos sites, mesmo que as engrenagens por trás possam variar.

IP: Internet Protocol Address

IP é um número que identifica um dispositivo em uma rede. É formado por 4 grupos de 3 números, de 0 a 255, no formato 255.255.255.255. Já teve que colocar o IP da sua impressora para configurar ela no seu computador? Ou já reiniciou seu modem pelo endereço 192.168.0.1?

KPI: Key Performance Indicator

Os KPI’s são indicadores-chave de performance, importantíssimos em um planejamento de marketing. Fizemos um post falando sobre KPI’s aqui.

LV: Lifetime Value

Lifetime Value é o valor estimado que um cliente gaste no período ativo dele em sua empresa.

MRR: Monthly Recurring Revenue

O MRR é uma métrica de Receita Recorrente Mensal. Ou seja, o valor mensal de receita gerado.

PA: Page Authority

Autoridade de Página é similar ao Domain Authority, porém, de uma única página de site. Igualmente, vai de 0 a 100.

PM: Project Manager

Project Manager significa Gerente de Projeto. Em português, se usa a sigla GP. Porém, pode causar alguma confusão com outros tipos de GP.

PR: PageRank

PageRank é uma métrica do Google utilizada para rankear um site, baseado em sua qualidade, links internos e externos. Por isso, é bem importante estar atendo às mudanças de algorítmo do Google.

PV: Page View

Page View são as visualizações de uma página de um site.

QR Code: Quick Response Barcode

QR Code é um código de barras tridimensional, que permite armazenar até 7089 caracteres em alguns formatos. Você pode criar seu próprio QR Code em um site de QR Code Generator.

ROI: Return on Investment

O ROI é o retorno sobre investimento. Ou seja, o quanto você teve de retorno em relação ao que investiu.

SaaS: Software as a Service

Software as a Service é a forma de se comercializar um software por assinatura. Ou seja, em vez de se “comprar” um software, como era antigamente, você assina o software.

SEM: Search Engine Marketing

Marketing de Mecanismos de Busca é a estratégia de posicionar sua marca nos mecanismos de busca, tal como o Google, seja de forma orgânica ou patrocinada. Assim, entram nessa estratégia outros formatos, como o Google Places, Knowledge Panel, Google Shopping, etc.

SEO: Search Engine Optimization

SEO é a Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, as ações realizadas para que seu site seja bem pontuado pelos sites de busca e por consequência, tenha um bom posicionamento.

SERP: Search Engine Results Page

A SERP é a Página de Resultados do Mecanismos de Busca. Assim, para cada busca que você faz, é retornada uma SERP, com os respectivos resultados.

SLA: Service Level Agreement

SLA é um termo, ou protocolo, acordado entre fornecedor e cliente – ou entre times de uma mesma empresa – de qualidade, tempo e formato das entregas contratadas. Assim, quando um provedor de hospedagem promete uma disponibilidade de 99,9% e um tempo de resposta para chamados de 24 horas, ele está se referindo a uma SLA.

SMM: Social Media Marketing

Social Media Marketing, ou Marketing para Redes Sociais são as ações de marketing feitas em canais sociais, sejam pagos ou orgânicos, tal como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outros.

SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats

A análise SWOT é uma análise em quadrante, falando das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da sua marca. Assim, é bem importante fazer periodicamente essa análise para detectar ameaças e fraquezas da sua marca.

WWW: World Wide Web

WWW é o protocolo que deu início à internet, de como as páginas deveriam ser exibidas nos navegadores. Aos poucos, o www está sumindo dos endereços.

Gostou do nosso Glossário de Acrônimos de Marketing Digital?