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Google Adwords – tudo que você precisa saber

Google Ads - Saiba tudo sobre

Google Adwords – tudo que você precisa saber

O Google Adwords, agora conhecido como Google Ads, é a plataforma de anúncios do Google. A sua primeira versão foi lançada no ano 2000 e, desde então, vem liderando o mercado. Para se ter uma ideia, em 2018, a receita publicitária da plataforma foi de U$ 116,320 bilhões. Já o segundo lugar da categoria, o Facebook Ads, teve como receita U$ 55,013 bilhões.

Com mais de 100 bilhões de buscas mensais no mundo, é fácil entender porque pode ser uma estratégia profícua anunciar no Google Adwords. Assim, é preciso, primeiramente, criar uma campanha, escolhendo seu formato. O tipo de campanha escolhido, assim como o valor estipulado devem ser baseados nos objetivos publicitários da marca ou serviço. Mas, antes de falarmos sobre os formatos disponíveis para anunciar, é necessário entender qual a lógica do processo do Google Adwords, que inclui dois conceitos principais: o formato de leilão e o Índice de Qualidade (I.Q.).

Como funciona o leilão do Google Adwords?

O formato de leilão no Google Adwords possui a seguinte lógica: para cada pesquisa feita no Google, acontece um leilão que define o posicionamento em que os anúncios aparecerão, assim como o valor que cada anunciante irá pagar no caso de haver um clique no anúncio. Desse modo, é preciso entender como funciona esse posicionamento dos anúncios, pois ele determina qual o valor real de cada clique. Para isso, pode-se estabelecer o seguinte esquema:

  1. Os anunciantes do Google Adwords escolhem as palavras-chave e anúncios para participar do leilão. Além disso, também escolhem o valor máximo de lance a ser oferecido: o CPC (Custo por Clique).
  2. Inicia-se o leilão que, diferente daqueles com que estamos acostumados, nem sempre vence aquele que dá o lance de maior valor.
  3. Isso porque o leilão no Google Adwords envolve dois fatores de extrema importância: o valor máximo que o anunciante deseja pagar pelo clique (CPC máximo) e seu índice de qualidade (I.Q.).

O que é o Índice de Qualidade do Google Ads?

O índice de qualidade do Google Ads é medido através de três variáveis: CTR, palavras-chave e página destino. A seguir, explicaremos cada um deles.

CTR – Click Through Rate

O CTR (Click Through Rate) significa a taxa de cliques obtida em relação ao número de impressões de um anúncio. Esta é a variável de maior peso para calcular o I.Q. Por exemplo, se seu anúncio foi exibido 100 vezes e obteve 5 cliques, seu CPC é de 5%.

Relevância das palavras-chaves e anúncios

A relevância dos textos dos anúncios em relação às palavras-chave que os acionam. Se o seu anúncio fala de “hotel em São Paulo”, seu anúncio precisa falar de “hotel em São Paulo”. E sua página de destino precisa ter informações sobre – adivinha? – “hotel em São Paulo”. Essa análise faz com que algumas estratégias controversas, como inserir o nome do concorrente em seus anúncios, tenha geralmente um péssimo desempenho. Você pode colocar o nome do concorrente nas suas palavras-chave. Mas não vai colocar no seu anúncio, certo? Muito menos na sua página de destino. Portanto, essa palavra não terá um bom desempenho. Há outras estratégias mais assertivas, como anunciar palavras de abrangência ampla, que resolvem o problema de maneira muito mais eficiente. Além disso, geralmente essa estratégia está violando os Termos e Condições do Google Ads, por uso indevido de marca registrada.

Qualidade da Página de Destino, ou Landing Page

A qualidade da página destino, como ela está estruturada e se a quantidade de informações contidas é suficiente. A qualidade da página envolve conteúdo, mas também outros fatores técnicos, como a velocidade de carregamento da página e a otimização da página para dispositivos móveis.

Como o índice de qualidade afeta o leilão do Google Ads?

Tendo essas três variáveis acima combinadas aos diversos algoritmos do Google, o formato de leilão acontece a cada momento em que uma busca é acionada por determinada palavra-chave. Assim, o sucesso de uma campanha em Adwords está vinculado às variáveis do formato de leilão, que se liga à capacidade de cada anunciante atingir um alto Índice de Qualidade. Desse modo, otimizar as campanhas de Adwords para que atinjam métricas altas de I.Q. faz com que os resultados obtidos — ROI (Retorno sobre investimento) — sejam melhores do que trabalhar com campanhas em função do valor do clique.

Para ficar claro:

Ranking do Google Ads = CPC x Índice de Qualidade

Quais os tipos de campanhas para Google Adwords?

O formato de anúncio escolhido para o Google Adwords depende do tipo de campanha desejado pela marca e, também, do subtipo de campanha. Por exemplo, os anúncios de texto que aparecem junto com os resultados de pesquisa no Google são apenas um tipo de formato de anúncio que você pode criar com o Adwords. Outras opções seriam promover seu produto ou serviço com anúncios de vídeo, anúncios gráficos, aplicativos, anúncios de conteúdo digital e muitas outras opções. Começaremos falando dos tipos de campanha, que podem ser:

  • Rede de pesquisa com seleção de Display (Search Network with Display Select)
  • Apenas na rede de pesquisa (Search Network)
  • Somente rede de Display
  • Shopping
  • Vídeo
  • Aplicativos

Assim, os tipos de campanha são centrados nas redes de publicidade do Google: a rede de pesquisa do Google, a rede de display do Google (a Google Display Network) e a rede do YouTube. Tais redes representam todos os locais em que os anúncios podem aparecer, incluindo sites do Google, sites que mostram anúncios relevantes do Google e outros canais, como aplicativos para dispositivos móveis.

Quais os formatos de anúncio do Google Adwords?

Cada formato de anúncio possui suas vantagens e a sua escolha deve se basear na proposta da campanha. Por exemplo, um anúncio em vídeo pode propor uma narrativa dinâmica e esteticamente chamativa e um anúncio em texto é mais simples e acessível durante a busca. É possível também executar vários tipos de anúncios em uma mesma conta de Adwords, algumas vezes, relacionados à mesma campanha.

Principais formatos disponíveis

A seguir, listaremos os principais formatos disponíveis:

  1. Anúncio de Texto: o alcance dos clientes se dá quando eles fazem uma pesquisa no Google. É interessante o uso de extensões de anúncio para fornecer detalhes adicionais e informações de contato que tornam o texto mais relevante para o cliente.
  2. Anúncios Responsivos: os anúncios responsivos ajustam automaticamente seu tamanho, aparência e formato para se adequarem aos espaços publicitários disponíveis. Eles podem ser anúncios de texto ou imagem. Também, esses anúncios podem ser exibidos como native ads — exibição de um conteúdo pago sem ser invasivo ao usuário —, aumentando o impacto ao se misturar com outros sites.
  3. Anúncio de Animação: a ideia é mostrar o produto ou serviço de forma visual, através de gráficos estáticos, falado abaixo nos banners, ou interativos em formato .gif.
  4. Promoção de aplicativos: é possível incentivar downloads de aplicativos e engajamento com anúncios de promoção de aplicativos, sendo que estes aparecerão apenas em dispositivos compatíveis com seu conteúdo.
  5. Anúncios em Vídeo: com anúncios em vídeo, a marca pode criar uma experiência rica e envolvente para os clientes. Podem ser anúncios de vídeo autônomos ou no conteúdo de vídeo em fluxo contínuo.
  6. Shopping Ads: nos anúncios do shopping ads, são mostrados uma foto do produto, título, preço, nome da loja e maiores detalhes sobre o produto. O anúncio aparecerá para usuários que estejam fazendo compras online para o produto específico ou produtos relacionados.
  7. Call Ads: é possível também conduzir chamadas telefônicas para o seu negócio, com anúncios que incluam o seu número de telefone. Clicando nesses anúncios, o cliente pode ligar diretamente para a empresa. Tais anúncios só aparecerão para dispositivos capazes de fazer chamadas telefônicas.
  8. Banners: os banners são muito populares entre as marcas na hora de anunciar no Google Ads. É preciso escolher o tamanho a ser utilizado.

Tamanho de Banners para o Google Adwords

Listamos os 10 principais tamanhos disponíveis:

    • 250 x 250 – Square
    • 200 x 200 – Small Square
    • 468 x 60 – Banner
    • 728 x 90 – Leaderboard
    • 300 x 250 – Inline Rectangle
    • 336 x 280 – Large Rectangle
    • 120 x 600 – Skyscraper
    • 160 x 600 – Wide Skyscraper
    • 300 x 600 – Half-Page Ad
    • 970 x 90 – Large Leaderboard

ROI é o que importa

Por fim, além de desenvolver as ações de acordo com os objetivos da campanha, também é importante gerenciá-las, monitorando seus resultados e identificando a performance de cada formato. Assim, é possível entender o ROI (Retorno sobre investimento), garantindo o sucesso dos anúncios.

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