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Google Analytics – Quais os principais relatórios?

Google Analytics - relatórios

Google Analytics – Quais os principais relatórios?

O Google Analytics é, certamente, a ferramenta mais usada para qualquer profissional de marketing digital. Mas a cultura da análise de dados em marketing começou um pouco antes, no início dos anos 2000, com o Google Adwords (rebatizado para Google Ads). E com essas novas ferramentas, os profissionais de marketing passaram a ter acesso a uma infinidade de informações dos usuários.

A partir de 2005, principalmente com o lançamento do Google Analytics, consolidou-se a mensuração e análise de dados. E assim, sua aplicação no marketing.

Portanto, mais de uma década depois do lançamento dessa extraordinária ferramenta, temos um novo desafio: como identificar quais métricas são realmente importantes para seu negócio.

Dessa forma, são tantas informações e tantos cruzamentos possíveis de métricas que a maior habilidade necessária para o gestor de marketing é conseguir contextualizar todas essas informações e embasar a tomada de decisão.

Quais relatórios acompanhar no Google Analytics?

Para se familiarizar com os relatórios do Google Analytics, uma dica valiosa é a seguinte: comece sempre pela Visão Geral.

Atualmente, o Google Analytics é dividido em 5 partes: Tempo Real, Público, Aquisição, Comportamento e por fim, Conversões. Fizemos um breve resumo de cada um deles, para facilitar sua localização nessa infinidade de informações. Como falamos acima, vamos nos guiar pela Visão Geral de cada seção.

Tempo Real

Nessa aba, você poderá acompanhar o que está acontecendo no seu site a cada momento. Assim, as principais informações são de quantas pessoas estão online, de quais cidades e quais páginas estão acessando.

Google Analytics - Usuários em tempo realPúblico

Aqui, você encontrará sempre informações sobre o usuário: origem geográfica, informações sobre resolução de tela, dispositivos de acesso, idioma e mais recentemente, informações demográficas. Dessa maneira, o Google sabe essas informações pelo seu histórico e hábitos de navegação.

Google Analytics - Informações demográficasInformações de interesse dos visitantes do site

Aquisição

Nesse relatório você vai encontrar as informações sobre como os usuários chegaram ao seu site. Portanto, esse relatório talvez seja um dos mais importantes do Google Analytics. Veja o gráfico de pizza que mostra os canais e qual percentual de acessos que cada um deles gera para seu site.

Nesse relatório, acima de tudo, você pode ver a evolução de cada canal. Caso você esteja fazendo uma otimização para mecanismos de busca em seu site, esse relatório permitirá que você acompanhe a evolução dos acessos orgânicos mês a mês.

Canais de Aquisição no Google AnalyticsComportamento

Na aba de Comportamento, você encontra o como foi a experiência do usuário em seu site. Na Visão Geral, você poderá acompanhar quantas páginas cada usuário visitou, o tempo médio das visitas e o fluxo de navegação do usuário. Assim, você saberá o caminho que o usuário fez no seu site.

Google Analytics - Fluxo de Visitantes

Conversões

Aqui nas conversões, você pode mensurar as conversões no seu site. Primeiramente, é importante entender que conversão nesse momento tem um conceito amplo: pode ser uma visita a uma determinada página, um pedido de orçamento, o preenchimento de formulário ou, no caso do e-commerce, uma compra finalizada. Assim, o ideal é que as metas sejam cadastradas primeiro, deixando os relatório de conversões mais bem claros. Falaremos sobre isso mais adiante.

Esse é um resumo bastante sintético sobre essa ferramenta tão importante para o marketing digital. Em breve falaremos sobre como identificar se o Google Analytics está instalado no seu site e como fazer o cruzamento de métricas nos relatórios.

Para acessar o Google Analytics, clique aqui.

Quer saber mais sobre o Google Analytics e outras ferramentas de marketing digital? Acompanhe nosso blog.

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