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Marketing de Conteúdo: 5 tendências para 2020

Marketing de Conteúdo: 5 tendências para 2020

Marketing de Conteúdo: 5 tendências para 2020

Qualidade é o lema que guia as principais tendências em marketing de conteúdo para 2020. A demanda por informações mais relevantes é alta, pois o público está em busca de uma visão rica e específica sobre os assuntos de seu interesse. Desde a super segmentação de temas até um maior investimento nessa área, qualquer estratégia de marketing digital não pode deixar de considerar essa alta exigência dos usuários, que também querem gerar conteúdo para as empresas.

Por isso, separamos 5 tendências de marketing de conteúdo para 2020. A partir delas, é possível entender um pouco sobre a importância da comunicação online de uma empresa e como utilizar isso a seu favor.

1 Evitar superficialidades e investir em conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo produz resultados positivos para empresas. Às vezes, isso gera um excesso, quando estratégias optam por veicular muito conteúdo e com pouca qualidade. Como o público anda mais exigente e com necessidades cada vez mais pontuais, atualmente, a estratégia mais adequada é gerar conteúdos que atendam exatamente o que é desejado.

Ou seja, isso significa aprofundar determinado tema, criando um conteúdo relativamente inédito para os usuários. Nada de abordar a ideia geral, mas algo diferente, representativo, que agregue valor. Assim, a partir desses conteúdos aprofundados, é possível traçar estratégias de ranqueamento, para atrair leads, e de disparo, por meio de e-mail marketing, por exemplo.

2 Criar autoridade por meio de conteúdos correlatos

Quando falamos em autoridade, estamos nos referindo à autoridade de um site. No contexto do marketing de conteúdo, significa que todos os assuntos vinculados no blog desse site obedecem a uma mesma linha temática. Este é um fator importante para o ranqueamento do Google.

Por exemplo, este blog da WE3 obedece a uma linha temática: marketing digital. Nossos textos são relacionados a esse tema e, muitas vezes, também conversam entre eles. Mas poderíamos pensar num blog cuja linha temática fosse vinho, com textos que falam sobre tipos da bebida, dicas de consumo e harmonização, curiosidades sobre uvas ou vinícolas.

Assim, para que um site alcance autoridade, seu blog precisa ser considerado um especialista na linha temática escolhida. Para isso, é necessário gerar conteúdos diferentes e de qualidade, abrangendo assuntos correlatos, capazes de gerar credibilidade para a audiência.

3 Conteúdo gerado pelo usuário

Cada vez mais exigente, o consumidor atual recebeu um nome: consumidor 4.0. Este é um perfil técnico que, atualmente, direciona as ações e produtos de marketing. Mais do que bons preços, produtos e serviços, o consumidor 4.0 quer a excelência em tudo aquilo que é oferecido por uma empresa, além de uma relação de maior proximidade com ela.

Então, através de certas campanhas, é possível estimular o público a gerar conteúdo para determinada empresa. Podem ser por meio de textos ou vídeos, formas de interação que contribuam para o fortalecimento da imagem e da relação com o cliente. Em geral, o público gosta de interagir e leva em conta a opinião de outros consumidores antes de fazer a sua escolha.

4 Conteúdos ultrassegmentados

Já citamos a importância de criar conteúdo de qualidade, sem superficialidades. E isso tem tudo a ver com o conceito de ultrassegmentação. Em 2019, estratégias de marketing de conteúdo se voltaram para criar o máximo de proximidade com o consumidor. A ideia principal era atender às necessidades específicas do público, fortalecendo a relação com ele.

Para 2020, esta tendência segue mais forte, com a ideia de ultrassegmentação. Ou seja, as empresas e marcas farão pesquisas com nichos cada vez mais limitados. Então, saberão como entender e atender em detalhes aquilo que suas principais personas desejam.

Assim, o conteúdo produzido será focado em segmentações afuniladas e deverá apresentar alta qualidade. Isso oferecerá ao consumidor respostas específicas às suas dúvidas. Apesar de gerar um volume de procura menor, os resultados serão positivos, pois o Google tem priorizado esse tipo de material em seu ranqueamento.

5 Maior investimento em marketing de conteúdo

Com cada vez mais empresas gerando conteúdo online, maior a concorrência. Consequentemente, para ser ter uma estratégia boa e eficaz nessa área, maior será o investimento. Além do mais, hoje são muitas as plataformas e maneiras de gerar conteúdo, o que contribui ainda mais para este cenário.

Nesse contexto, destacamos novamente que a qualidade do conteúdo é fundamental. É este o principal diferencial para o sucesso de uma estratégia. Aliada a investimentos adequados à estratégia de marketing, a qualidade do conteúdo oferecido será capaz de manter uma empresa visível e atrativa para o público.

Por fim, também é fundamental investir em conteúdos patrocinados e pagos, recursos indispensáveis no cenário atual.

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