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Marketing Digital – 8 erros que sua empresa não deve cometer

Marketing Digital – 8 erros que sua empresa não deve cometer

Marketing Digital – 8 erros que sua empresa não deve cometer

No Brasil, já são 120 milhões de pessoas utilizando a internet regularmente, obtendo o quarto lugar no ranking mundial* de usuários de Internet, atrás apenas dos Estados Unidos (242 milhões), Índia (333 milhões) e China (705 milhões). Além disso, 46 milhões de brasileiros só acessam a Internet pelo celular. As empresas devem aproveitar esse cenário positivo e realizar ações para captar leads, entender seu público-alvo, promover vendas e estreitar o relacionamento com seus clientes. Para obter bons resultados é preciso investir no marketing e manter-se atualizado às novas tendências do mercado. Afinal, ações de marketing erradas consomem tempo e dinheiro. Listamos alguns erros comuns que empresas cometem quando o assunto é marketing digital.

1º – Não conhecer seu público-alvo

Esse é um assunto recorrente aqui no Blog. Conhecer seu público-alvo é fundamental para garantir o sucesso das suas campanhas digitais. Você deve saber suas necessidades, desejos, comportamentos e hábitos de consumo. E como você consegue isso? Pesquisando, acompanhando a jornada de compra do consumidor e criando relacionamento. Todos os dados coletados podem ser usados para tomada de decisões de importantes ações em redes sociais, e-mails, campanhas e parcerias. Não conhecer seu público-alvo pode ser um dos principais (se não o principal) motivo para as empresas não gerarem leads.

2º – Não fazer um planejamento digital

Estar presente na Internet vai além de ter um site e perfil nas redes sociais. O bom plano de marketing digital envolve as metas, o perfil da empresa e do público-alvo, previsões de pauta, estratégias, investimentos, análise de concorrência e projeções de resultados. Marketing é planejamento contínuo, com foco nas necessidades e objetivos da empresa.

3º – Não responder comentários

Sem sombra de dúvidas a melhor venda é aquela que surpreende o cliente e o deixa encantado a ponto de indicar sua marca para outras pessoas. E não existe “fórmula mágica” para isso. Tenha uma equipe dentro da empresa responsável por fazer o relacionamento com seu cliente, do primeiro contato ao pós-vendas. E-mails, telefone, formulários de contato, fóruns e redes sociais, todos os canais devem ter a mesma linguagem e tom de voz. As pessoas tendem a confiar menos em empresas que não respondem dúvidas ou comentários.

4º – Não atualizar seu site

O site é a porta de entrada para conhecer sua empresa, seus propósitos e valores, obter informações e adquirir produtos ou serviços. É importante que ele esteja sempre atualizado, tenha um layout funcional, seja responsivo para os diversos dispositivos (computador, tablet e smartphone) e, principalmente, seja fácil de navegar.

5º – Focar apenas no Facebook

Está certo que o Facebook é a maior rede social do mundo e só o Brasil representa 102 milhões de acessos por mês, sendo 93 milhões feitos via dispositivos móveis. Mas não limite seus trabalhos somente ao Facebook, pois nem sempre esse é o canal mais indicado para o seu negócio. As mídias sociais podem ser usadas em conjunto para atrair mais clientes, criar relacionamento e alavancar suas vendas. No Pinterest, por exemplo, você pode criar álbuns com suas coleções, inspirar e criar o desejo de compra. No Blog você pode contar os detalhes de como as coleções foram pensadas, falar sobre os ensaios e compartilhar fotos. Por que não fazer a cobertura dos ensaios pelo Instagram? Você cria expectativa para a próxima publicação.

6º – Não se adaptar às mudanças do mercado

Toda empresa deve investir continuamente em tecnologia e manter seus funcionários capacitados para oferecer a melhor experiência para os seus clientes. Primordialmente, a cada dia novos produtos surgem no mercado, assim como redes sociais, influenciadores lançam tendências e vídeos viralizam rapidamente. Por isso, é importante estar cada vez mais atento as oportunidades e pensar em estratégias para manter seu negócio presente e ativo.

7º – Não investir em campanhas digitais

Estamos na era do imediatismo. Pois as pessoas têm mais conhecimento, mas em contrapartida possuem menos tempo, disponibilidade e paciência para procurar produtos e serviços. As campanhas digitais atraem visibilidade para a marca, conquistam novos fãs e geram conversões. Para cada segmento e estágio do Marketing Digital existe um tipo mais adequado de investimento. O Facebook, por exemplo, entrega cerca de 1% das publicações de forma orgânica para os usuários, ou seja, invista em campanhas segmentadas por público para atingir mais pessoas. O remarketing também é um importante recurso do Marketing Digital, uma vez que, segundo o Google Adwords, apenas 3% dos visitantes de um e-commerce fazem a conversão na primeira visita. Saiba mais aqui.

8º – Não investir em Inbound Marketing

Primordialmente, o Inbound Marketing está baseado na premissa de criar conteúdos relevantes. A fim de atrair voluntariamente o interesse do seu potencial cliente. Portanto, ele também ajuda a tornar sua empresa referência no mercado em que atua. Além disso, mantém um relacionamento mais próximo com seu lead nas etapas da jornada de compra. Você pode fazer isso através de publicações em blogs, e-books, vídeos, fóruns, e-mails, SEO e mídias sociais.

Por isso, todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas para saber quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em suas campanhas digitais.

Infelizmente (ou felizmente) a vida não é feita só de acertos. Portanto, toda empresa que trabalha com Marketing Digital está sujeita a erros. De tal forma que eles devem ser encarados como possibilidades de melhorias. Sempre dizemos por aqui que ter conhecimento do impacto dos erros é meio caminho andado para tomar decisões mais assertivas.

*Segundo divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)

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