
30 mar 2019 O que é Comarketing?
Primeiramente, vamos definir o que é Comarketing. Sempre gostamos de começar com a definição dos termos em nosso blog. Comarketing é uma estratégia de marketing compartilhado. Assim, imagine duas empresas, ou duas marcas, que tem um público-alvo em comum e produtos complementares. Portanto, elas podem traçar ações comerciais em conjunto, para aumentar suas vendas para seu público-alvo. Comarketing também pode ser chamado de Marketing Compartilhado.
Exemplos de ações de Marketing Compartilhado
Muitas grandes empresas já fizeram ações de comarketing, sobretudo as de varejo. A Vivo é uma das empresas que mais utiliza ações de comarketing. Um exemplo antigo é o acesso ao Whatsapp sem consumo de banda para clientes da Vivo. Outro exemplo recente é o acesso à Amazon Prime Video através dos celulares da Vivo.
Outro segmento que utiliza bastante o comarketing são as companhias aéreas. Veja o caso da Gol, por exemplo. Logo na página inicial do site, você não vê apenas uma ação em conjunto. Mas quatro! A Gol faz parcerias com o Boooking.com, a Localiza Hertz, a Sulamerica e a rentcars.com.
Outras duas empresas campeãs em ações em conjunto são o McDonald’s e o Burger King. Não entre eles, obviamente 🙂 Então, veja um exemplo de uma ação do McDonald’s com a Kopenhagen, para o lançamento do McFlurry Língua de Gato Trufado. Falando nisso, a briga Bob’s x McDonalds pelo milkshake de Ovomaltine foi um exemplo excelente de ações de comarketing.
Vantagens de se fazer Comarketing
Fazer uma ação em conjunta de marketing pode trazer ótimos resultados e experiências para as duas marcas. Então, listamos alguns exemplos de ganhos possíveis com ações de comarketing:
- Alcance maior: com as duas empresas usando seus espaços em seus canais de marketing digital e na mídia offline, soma-se o alcance de uma a outra, permitindo uma marca chegar no território de sua colega.
- Troca de experiências: nada mais engrandecedor do que a troca de experiência entre os times de marketing das duas marcas. Pois, pode-se aprender bastante, tanto tecnicamente quanto conceitualmente em uma ação pontual.
- Redução de Custos: claro que uma ação em conjunto pode gerar redução de custos para as duas marcas.
Como fazer Comarketing
Para planejar uma ação de comarketing, é preciso ter algumas definições claras em mente. Algumas delas são:
- Tenha uma ideia clara em mente: não adianta só ter vontade, é preciso ter ao menos uma boa proposta em mente.
- Precisa ser uma relação ganha-ganha: primeiramente, a proposta precisa ser tão interessante para a outra empresa quanto é para você.
- Tenha o público em comum. As marcas precisam fazer um trabalho complementar para ter sucesso. Portanto, comarketing não é apenas juntar duas logomarcas.
- Ofereça: complementando o item que falamos sobre a relação de ganha-ganha, é importante que você ofereça a outra marca alguma vantagem. Assim, é importante que você já tenha a sua base de clientes e já tenha autoridade no seu segmento. Se você oferecer uma ação de comarketing para o McDonald’s sem oferecer algo muito valioso em troca, é bem provável que ele diga não.
Quer saber mais sobre as novidades do Marketing? Acompanhe nosso blog de Marketing Digital.