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O que é Comarketing?

O que é Comarketing?

Primeiramente, vamos definir o que é Comarketing. Sempre gostamos de começar com a definição dos termos em nosso blog. Comarketing é uma estratégia de marketing compartilhado. Assim, imagine duas empresas, ou duas marcas, que tem um público-alvo em comum e produtos complementares. Portanto, elas podem traçar ações comerciais em conjunto, para aumentar suas vendas para seu público-alvo. Comarketing também pode ser chamado de Marketing Compartilhado.

Exemplos de ações de Marketing Compartilhado

Muitas grandes empresas já fizeram ações de comarketing, sobretudo as de varejo. A Vivo é uma das empresas que mais utiliza ações de comarketing. Um exemplo antigo é o acesso ao Whatsapp sem consumo de banda para clientes da Vivo. Outro exemplo recente é o acesso à Amazon Prime Video através dos celulares da Vivo.

Vivo - Exemplo de Comarketing
Outro segmento que utiliza bastante o comarketing são as companhias aéreas. Veja o caso da Gol, por exemplo. Logo na página inicial do site, você não vê apenas uma ação em conjunto. Mas quatro! A Gol faz parcerias com o Boooking.com, a Localiza Hertz, a Sulamerica e a rentcars.com.

Gol - Ações de comarketing com 4 empresas diferentes

Outras duas empresas campeãs em ações em conjunto são o McDonald’s e o Burger King. Não entre eles, obviamente 🙂 Então, veja um exemplo de uma ação do McDonald’s com a Kopenhagen, para o lançamento do McFlurry Língua de Gato Trufado. Falando nisso, a briga Bob’s x McDonalds pelo milkshake de Ovomaltine foi um exemplo excelente de ações de comarketing.

Mcdonalds Kopenhagen em ação de Comarketing

Vantagens de se fazer Comarketing

Fazer uma ação em conjunta de marketing pode trazer ótimos resultados e experiências para as duas marcas. Então, listamos alguns exemplos de ganhos possíveis com ações de comarketing:

  • Alcance maior: com as duas empresas usando seus espaços em seus canais de marketing digital e na mídia offline, soma-se o alcance de uma a outra, permitindo uma marca chegar no território de sua colega.
  • Troca de experiências: nada mais engrandecedor do que a troca de experiência entre os times de marketing das duas marcas. Pois, pode-se aprender bastante, tanto tecnicamente quanto conceitualmente em uma ação pontual.
  • Redução de Custos: claro que uma ação em conjunto pode gerar redução de custos para as duas marcas.

Como fazer Comarketing

Para planejar uma ação de comarketing, é preciso ter algumas definições claras em mente. Algumas delas são:

  • Tenha uma ideia clara em mente: não adianta só ter vontade, é preciso ter ao menos uma boa proposta em mente.
  • Precisa ser uma relação ganha-ganha: primeiramente, a proposta precisa ser tão interessante para a outra empresa quanto é para você.
  • Tenha o público em comum. As marcas precisam fazer um trabalho complementar para ter sucesso. Portanto, comarketing não é apenas juntar duas logomarcas.
  • Ofereça: complementando o item que falamos sobre a relação de ganha-ganha, é importante que você ofereça a outra marca alguma vantagem. Assim, é importante que você já tenha a sua base de clientes e já tenha autoridade no seu segmento. Se você oferecer uma ação de comarketing para o McDonald’s sem oferecer algo muito valioso em troca, é bem provável que ele diga não.

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