pixel facebook

O que é engajamento e como ele pode ajudar a sua marca?

O que é engajamento e como ele pode ajudar sua marca?

O que é engajamento e como ele pode ajudar a sua marca?

Já não é novidade para ninguém que as empresas devem monitorar o que as pessoas falam de sua marca no ambiente online. Certamente, assim como garantir a atualização do site e de seus perfis nas redes sociais. Essas são as estratégias básicas de engajamento para conhecer melhor seu público-alvo, gerar mais tráfego para o site e vender mais.

Engajamento é o envolvimento, relacionamento e interação dos usuários com a marca. Vai além do famoso “curtir”, “compartilhar” e “comentar” do Facebook. É difícil e requer trabalho ser diferente e encantar o público nos dias atuais. Não existe fórmula mágica para isso. O que existe são estratégias capazes de tornar o processo mais simples. Vamos explicar com mais detalhes.

O que você está fazendo é bom, mas pode ficar ainda melhor!

Ofereça aos consumidores conteúdos de qualidade, exclusivos, originais e com abordagens customizadas para cada plataforma. Seu público-alvo precisa compreender o posicionamento da marca através da voz e tom de voz.

O Facebook entrega cerca de 1% das publicações de forma orgânica para os usuários, ou seja, invista em campanhas segmentadas por público para atingir mais pessoas. Por isso, as campanhas atraem visibilidade para a marca, conquistam novos fãs e geram conversões.

Portanto, realize um atendimento de excelência nas redes sociais. O diferencial está em “como você vai responder”. Igualmente, quando falamos em responder mensagens significa elogios, dúvidas e críticas – um “cliente reclamão” pode ser convertido em um “cliente fiel” apenas resolvendo o problema com prestatividade e eficiência. Todo mundo quer ser bem atendido, até mesmo nas redes sociais.  Por isso, grandes empresas como Netflix e Magazine Luiza criaram personas que representam a marca. Essa pode ser uma boa oportunidade para estreitar o relacionamento com o seu público.

Portanto, é preciso muita dedicação para conquistar, aumentar e manter o engajamento. O número de fãs ou seguidores não é uma métrica para medir o sucesso de uma marca nas redes sociais. Mais vale 100 pessoas engajadas e que interagem com a marca, do que 1.000 que não fazem nada. Por isso, pense nisso quando for criar suas estratégias de marketing.

Leia mais: