pixel facebook

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Conceito de Marketing Digital

Marketing Digital é uma recente subdivisão do marketing que agrupa as estratégias de promoção e divulgação de marcas, empresas, organizações e produtos através dos meios online. A diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital é, primeiramente, que o último é focado quase que exclusivamente na internet. Enquanto o marketing tradicional abrange todos os demais canais, incluindo o meio digital.

Origem do Marketing Digital

O marketing digital se difundiu no meio profissional principalmente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, juntamente com a mudança do hábito dos consumidores de buscar produtos e serviços na internet. Certamente as primeiras ferramentas usadas pelo marketing no meio online foram o e-mail marketing e a otimização para os sites de busca, principalmente o Google. Também iniciou-se a comercialização de banners em grandes portais, certamente em uma tentativa de copiar o formato de marketing tradicional no meio online.

Com a monetização do posicionamento nos mecanismos de busca, através do Google Adwords. Por isso, com um baixo orçamento mínimo, o investimento em mídia online alcançou as pequenas e médias empresas.

Era das Métricas

Até então, as empresas só se preocupavam em manter um site no ar, muitas vezes desatualizado. Até que em 2005 o Google lançou uma das ferramentas mais importantes da atualidade: o Google Analytics. Por isso, já escrevemos um post falando sobre os principais relatórios do Google Analytics e também falando um pouco sobre sua história. A partir desse momento, as métricas começaram a fazer parte do dia a dia dos profissionais de marketing digital. Começa-se a falar da importância das conversões.

Popularização do Comércio Eletrônico

Também nos anos 2000, com o auxílio de ferramentas de intermediação de pagamentos como o Paypal e PagSeguro, muitas empresas começaram a colocar no ar suas primeiras lojas virtuais. De fato, a partir de agora para muitas empresas, era possível vender seus produtos para o Brasil inteiro, direto para o consumidor final.

O surgimento das redes sociais

Discute-se bastante qual foi a primeira rede social e qual sua data de lançamento. Há relatos sobre o Classmate, em 1995 ou o MySpace em 2003. Todavia, o que podemos afirmar é que no Brasil, certamente a primeira grande rede social foi o Orkut, fundado em 2004 e encerrado 10 anos depois. Depois do Orkut, o Twitter conquistou os brasileiros a partir de 2008. Até que o Facebook se consolida como a principal rede social dos brasileiro, com mais de 120 milhões de contas ativas mensalmente (dados de Março/2019).

Marketing Digital e Redes Sociais

Como o Facebook permitia às empresas criar suas páginas corporativas, a preocupação com a reputação online entrou na agenda dos profissionais de marketing. Também inicia-se a falar em SAC 2.0: praticamente ninguém mais pega o telefone para ligar no 0800 da empresa. Agora as pessoas começam publicar suas reclamações online. Esse vídeo, de 2010, explica bem o sentimento revolucionário que as redes sociais causaram na época.

Futuro do Marketing Digital

É sempre difícil apontar o futuro do marketing digital, pois as mudanças são rápidas e agressivas. Todavia, é sempre possível apontar as tendências. Algumas delas são:

Automação de Marketing

A automação veio para ficar. Com os custos trabalhistas de se manter uma equipe e a busca constante por mais eficiência fará com que as empresas busquem automatizar tudo o que puderem. Quer saber mais sobre automação de marketing? Leia nosso post.

Big Data e Data Analytics

O que mais se cria na internet são dados. Portanto, o Big Data e o Data Analytics buscam analisar seu passado para predizer seu futuro.

Ultrapersonalização

Junto com o Big Data, será possível adequar produtos e serviços a um nível individual de consumo. As soluções serão feitas quase que exclusivamente para você.

Quer saber mais sobre marketing digital? Acompanhe nosso blog. Ou entre em contato conosco.