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O que é persona?

Persona - o que é?

O que é persona?

Muitas pessoas recorrem ao Google questionando o que são personas. Personas são uma representação fictícia do cliente ideal de determinada empresa, baseada em dados reais sobre comportamento — que abrangem histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações —, assim como características demográficas dos clientes. Pode-se dizer que buyer persona é um conceito estendido de público-alvo, criado por Alan Cooper, com o intuito de otimizar, segmentar e definir o público-alvo da empresa, guiando a criação de conteúdo e o marketing digital.

Definindo sua persona

Uma boa construção de persona se baseia na investigação do público-alvo da empresa. Já em uma rápida análise é possível identificar aspectos comuns entre os seus potenciais compradores. Contudo, o ideal é que exista uma base de clientes. Essa base para ser usada como fonte para a investigação e construção da persona.

Mesmo que existam perfis diferentes de clientes que consumiram o seu produto, algumas características comuns devem ser recorrentes e podem ser usadas para exemplificar sua persona.

Também é importante focar em clientes satisfeitos e insatisfeitos na hora de analisar sua base, pois, em ambos os casos, há a chance de aprender mais sobre a percepção do seu produto ou serviço e quais os desafios que seus clientes estão enfrentando.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Persona e público-alvo não são sinônimos.

Via de regra, o público-alvo consiste em uma parcela abrangente da sociedade para quem a empresa oferece seus produtos e serviços. Já a persona é a representação fictícia do cliente ideal dessa empresa, pois, é uma representação mais humanizada e personalizada.

Desse modo, são estratégias de marketing totalmente diferentes aquelas direcionadas para um extenso público-alvo ou para uma persona. Mas, de qualquer forma, não é necessário se limitar a uma única persona. Inclusive, é comum que empresas possuam mais de uma persona definida para montar as estratégias de seu negócio.

Motivos para criar uma persona

A criação de personas tem se tornado fundamental para a criação de estratégias de marketing digital de resultados. Portanto, é mais provável enviar a mensagem certa para as pessoas certas, o que gera mais chances de sucesso. Por isso, enumeramos alguns dos principais motivos para adotar esse método:

  • Determinação do tipo de conteúdo necessário para atingir os objetivos;
  • Definição do tom e estilo do seu conteúdo;
  • Auxilio na construção da estratégia de marketing, com a delimitação do público a ser focado;
  • Definir os temas e tópicos sobre os quais escrever;
  • Mapear em que sites ou locais os potenciais clientes buscam informações e como eles preferem consumi-las.

No próximo post de nosso blog, explicaremos como acontece a construção de uma persona. Como definir seu perfil comportamental a partir de dados e entrevistas e como alinha-la com a jornada de compra de seus potenciais clientes.