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O que é SEO e qual sua importância para o marketing digital?

O que é SEO e qual sua importância para o marketing digital?

O que é SEO e qual sua importância para o marketing digital?

Se a sua empresa deseja alcançar mais resultados através do marketing digital, deve compreender o que é SEO. Inclusive, esse é um tema que levanta muitas dúvidas até mesmo nos profissionais da área que trabalham com isso há anos. Mas através de um estudo profundo é possível compreender o seu real significado, assim como a sua importância para as empresas. Continue lendo o nosso post e saiba o que é SEO e como utilizá-lo nas suas estratégias.

O que é SEO?

A melhor maneira para compreender o que é SEO é através da história. Antes do Google existir, no início da década de 1990, havia alguns sites especializados em buscas, como o Archie e o famoso Yahoo. Esses buscadores reuniam os resultados a partir da repetição da palavra-chave na página, o texto que tivesse mais ganhava o primeiro lugar. Como consequência direta disso, era comum pesquisar algo e encontrar páginas com milhares de repetições do termo, sem nenhum conteúdo que fose realmente relevante. Já pensou em pesquisar no Google “o que é SEO?” e ter como resultado uma página só com a repetição desses termos? Além de nada legal, seria ua grande perda de tempo. Pensando em mudar isso, Sergei Brin e Lawrence Page, criadores do Google, inventaram um novo sistema.

Eles se basearam no funcionamento da reputação acadêmica, em que para um artigo ser relevante, ele precisa utilizar outros como referência. Assim, além do uso da palavra-chave, a página também precisaria ter links pertinentes com o tema. Desse modo surgiu o link building, ou seja, o ato de linkar referências externas e internas nas páginas. Através desse novo sistema, Brin e Page criaram o PageRank que, atualmente, é o Google.

Logo esse buscador se tornou um sucesso, uma vez que oferecia uma experiência muito melhor para o usuário, que de fato conseguia encontrar as informações que buscava. Eles perceberam, no entanto, que apenas considerar os links e a repetição das palavras-chave não era suficiente para encontrar os melhores artigos da internet e começaram a criar outros critérios de avaliação.

Como funciona hoje?

Hoje em dia, o Google conta com mais de 200 fatores para fazer o ranqueamento, que incluem diferentes áreas, como:

  • domínio,
  • conteúdo,
  • site,
  • interação dos usuários,
  • backlinks.

Mas, então, o que é SEO? Basicamente, são todas as estratégias utilizadas para otimizar páginas e blog posts para melhorar o ranqueamento no resultado orgânico. Vale ressaltar ainda que muitos profissionais de marketing se referem a essas estratégias como técnicas de SEO. O termo em si vem do inglês Search Engine Optimization que traduzido significa otimização para mecanismos de busca.

Qual a importância do SEO para o marketing digital?

O marketing digital tem como objetivo atrair novos clientes através dos canais online. Para isso, é preciso que a sua empresa seja acessível e tenha destaque entre as outras, o que pode ser complicado quando não são utilizadas as táticas de otimização. A cada ano que passa, a quantidade de conteúdo aumenta significativamente, assim como o número de pesquisas feitas.

Segundo a Option Monster, empresa que oferece um software para geração de leads, em 2019 haviam mais de 500 milhões de blogs. Além disso, a cada mês são publicados 70 milhões de posts através da plataforma WordPress. Esses dados nos mostram que há uma grande quantidade de conteúdo disponível para ser consumido e que a produção por si só já não é mais suficiente. É preciso utilizar o SEO para que as suas páginas tenham o destaque que merecem e consigam realmente atingir os resultados desejados.

De acordo com uma pesquisa publicada no Search Engine Journal, o primeiro resultado de uma busca orgânica concentra 28% dos cliques. Já o segundo conta com apenas 15% e o terceiro com 11%. Essa taxa continua caindo conforme a distância do topo da primeira página. O décimo resultado concentra apenas 2,5% dos cliques. Isso nos mostra que tão importante quanto saber o que é SEO é compreender as suas técnicas e como utilizá-las.

Como traçar uma estratégia de SEO?

Agora que você já sabe o que é SEO e qual é a sua importância para o marketing digital, deve estar se perguntando como traçar uma estratégia para ter uma boa classificação nas páginas do Google. Como já falado anteriormente, o ranqueamento considera mais de 200 itens e a melhor maneira de alcançar o primeiro resultado é através da otimização de todos eles. É preciso melhorar a experiência do cliente, melhorar a navegação dentro do site, torná-lo mais rápido e ter um domínio confiável. Além disso, recomendamos o investimento em marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia do inbound que visa atrair novos leads através da criação de materiais exclusivos, como vídeos, infográficos e blog posts. Ele se baseia na premissa de que as pessoas consomem conteúdos de acordo com as necessidades e as dores de cada um. Uma loja de colchões ortopédicos, por exemplo, poderá criar textos falando mais sobre dores nas costas e a importância do sono. Já uma empresa especializada em logística poderá trazer novidades sobre a área e explicar os termos utilizados no segmento para pequenos empreendedores.

Dentro do marketing de conteúdo, um dos formatos mais utilizados é o blog post, que permite o uso do SEO para criar uma reputação para sua empresa. Para isso, é preciso identificar o público-alvo e procurar produzir conteúdos que sejam interessantes, utilizando todas as técnicas para melhorar o ranqueamento.

Também é necessário encontrar uma boa palavra-chave, ou seja, o termo que é utilizado para fazer a pesquisa no Google. Isso pode ser feito através de ferramentas como o Ubersuggest e o SEMrush, considerando o volume de busca e a dificuldade. O ideal é que o volume seja alto e a dificuldade baixa.

A partir dessa escolha, deve-se iniciar a produção de conteúdo, focando em:

  • utilizar o termo no título e no subtítulo,
  • fazer com que a palavra-chave apareça na meta descrição e no primeiro parágrafo do post,
  • linkar posts como referência,
  • evitar linkagens externas e internas nas palavras-chave escolhidas.

Além disso, recomenda-se que a densidade da keyword permaneça entre 1% e 2%. Se o seu post tem 500 palavras, por exemplo, a palavra-chave deverá aparecer entre 5 e 10 vezes.

Ao repetir muitas vezes de forma desnecessária, além de comprometer a qualidade do texto, ainda poderá sofrer penalização. Através dessas dicas, você poderá produzir um ótimo conteúdo e alcançar os primeiros resultados no Google.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é SEO e como aplicá-lo na sua estratégia, entre em contato conosco!
Somos especializados em marketing digital e podemos ajudar sua empresa a se destacar.