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O que é um Call-to-Action?

Saiba como fazer um CTA

O que é um Call-to-Action?

Com a quantidade de informações em cada página da internet, as campanhas digitais sempre tem um grande desafio: como fazer com que o usuário siga o caminho desejado?

Assim, é frustrante quando você está tentando efetuar uma compra e não sabe como ir adiante. Isso acontece porque o site que você está navegando não fez um bom CTA. Além da preocupação com a performance, a primeira funcionalidade do CTA é criar uma boa experiência de usabilidade para o usuário.

O que é um CTA?

CTA é uma “chamada à ação” ou, em inglês, “call-to-action”. Portanto, os CTA’s podem ser botões, imagens ou links simples. O importante é que ele cumpra bem o seu papel de levar o usuário para o próximo passo em sua jornada de compra. Primeiramente, temos que lembrar que na internet a quilometragem do usuário são os cliques. Tem-se que levar o usuário aonde ele quer com o menor número de cliques possíveis.

Como fazer um CTA corretamente?

Um importante componente de um CTA de sucesso é sua composição gráfica. Dessa maneira, é muito importante que o botão, link ou imagem se destaque no contexto da página. Por isso o uso das cores corretas é muito importante.

Outro fator determinante para o sucesso da seu CTA é o texto propriamente.  Assim, é muito importante que a mensagem seja exatamente aquilo que o usuário esteja procurando. Os exemplos clássicos são o “Baixe aqui”, “Compre” ou “Adicione ao carrinho”.  Perceba que os CTA’s sempre usam o modo verbal imperativo.

Psicologia por trás de um Call-to-Action

Entendido o que é CTA e como fazê-lo, agora vem a hora de brilhar. Portanto, para destacar sua chamada e garantir uma melhor performance das campanhas, você pode utilizar alguns gatilhos mentais para conversar melhor com o subconsciente do usuário.

Uma das estratégias – nem um pouco nova – é a psicologia das cores. A psicologia das cores estuda a mensagem que cada cor passa para o espectador, sem que haja nenhuma palavra escrita. Ela trabalha  acionando, principalmente, as sensações inconscientes de cada indivíduo, por seu simbolismo e recordação. Esse assunto vale um post específico, mas podemos citar alguns exemplos:

Cor Vermelha

A cor vermelha tanto representa perigo e proibição, como paixão e calor. Por isso é a cor do sangue, da carne e da placa de pare.

Cor Rosa

A cor rosa representa ternura, doçura e felicidade. Por isso é a cor de confeitarias hispters e salão de belezas.

Cor Verde

É a cor da saúde, natureza, prosperidade e permissão. É, principalmente, a cor de “seguir em frente” no trânsito. Por isso, é ótima para CTA’s.

Cor Laranja

É a cor da alegria, interação e atenção. Também é ótima para Call-to-Action.

Cor Azul

É a cor do céu, do mar, da tranquilidade e da confiança. É também a cor de todas as companhias de seguro, hospitais e clínicas.

Mas como falamos anteriormente, tão importante quanto às cores é seu contraste com o todo, para destaque.

Texto como gatilho

Algumas forças são incompreensíveis. Uma dessas forças é a influência que a palavra “grátis” faz no cérebro humano. Outra estratégia é a sensação de escassez. Os termos “Últimas unidades” bem como “Vagas limitadas” são ótimos para incrementar sua chamada à ação. Também pode-se usar o sentimento de urgência, com termos como “Por Tempo Limitado” e igualmente o “Só até amanhã”.

Um bom CTA, junto com uma landing page bem construída, pode trazer um ótimo desempenho para sua campanha. Dedique sempre uma atenção especial para cada um deles.

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