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O que é um CRM e que benefícios ele traz para o seu negócio?

O que é um CRM e que benefícios ele traz para o seu negócio?

O que é um CRM e que benefícios ele traz para o seu negócio?

Se você quer que o seu negócio cresça, é essencial saber o que é um CRM.

Essa sigla representa um método de gestão que foca na criação de um relacionamento com o cliente, proporcionando um atendimento personalizado. Através das plataformas de CRM é possível promover o alinhamento do setor de marketing e vendas e, consequentemente, aumentar o lucro da empresa. Continue lendo o nosso post e saiba o que isso significa e qual é a importância do CRM para o seu negócio.

O que é um CRM?

O CRM é uma sigla que representa o termo em inglês “Customer Relationship Management” ou, em tradução literal, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Mesmo sabendo a definição do termo, ainda não é possível entender exatamente o que ele significa na prática.

O CRM representa um método de gestão que busca aliar o setor de marketing e vendas, dando destaque para os contatos com o cliente e para a qualidade do atendimento. Conta com muitas definições, podendo ser uma estratégia, um processo, mas, normalmente, ao falarmos de CRM estamos nos referindo a plataformas que fazem o armazenamento de informações para realizar o gerenciamento de leads.

Assim, a sua empresa consegue ter um atendimento focado no consumidor e na sua satisfação.

Como funciona um CRM?

Agora que você já sabe o que é um CRM, deve estar se perguntando como essa plataforma atua. A verdade é que o seu funcionamento dependerá diretamente da empresa fornecedora, podendo oferecer serviços mais complexos, como a segmentação de leads de acordo com as interações com a marca, ou mais simples, apenas centralizando as informações.

Mas, basicamente, podemos dizer que a operação de um CRM está baseada em dois pilares, sendo eles:

Cadastramento dos leads e clientes

Centralização de dados relevantes sobre o usuário que ajudarão em outros contatos com ele. Isso pode variar muito de acordo com a atuação do negócio. Enquanto para uma empresa B2B é relevante saber a profissão, por exemplo, para uma B2C não será. Mas, em geral, os dados coletados são:

  • nome,
  • cidade,
  • idade,
  • informações de documentos como CPF e RG,
  • canais para entrar em contato, como e-mail, telefone ou celular.
  • Registro de informações

Após ser feito o cadastro do perfil, qualquer colaborador poderá fazer anotações sobre o cliente. É possível anotar, por exemplo, quais são os seus canais preferidos de comunicação, que conteúdos despertam mais o seu interesse ou até mesmo o que ele não gosta. Além disso, a própria plataforma já reunirá os seus dados de compra e de antigos atendimentos.

Vale ressaltar que esse registro pode ocorrer tanto pelo setor de marketing quanto pelo de vendas. Normalmente, as empresas, ao ter um novo lead, o passam para o setor de marketing, que trabalha para prepará-lo para uma compra, seguindo o funil de marketing.

Quando ele já está qualificado o suficiente, os profissionais da área encaminham o cadastro para os vendedores, que encontrarão no perfil todas as informações necessárias para fazer uma venda.

Qual é o benefício de investir em um CRM?

Não basta apenas saber o que é um CRM e como ele funciona, é indispensável compreender o principal benefício dele para o seu negócio. Através de uma boa plataforma é possível promover o alinhamento e a integração dos setores de marketing e vendas. De acordo com a Review42, empresa especializada em analisar softwares:

  • empresas com esses dois setores alinhados são 67% mais eficientes em fechar negócios,
  • times alinhados podem aumentar 209% a receita gerada pelo marketing,
  • os vendedores, normalmente, ignoram metade dos leads gerados pelo marketing,
  • a integração dos setores aumenta em 36% a retenção dos leads.
  • Esses dados por si só demonstram a necessidade de todo o time entender o que é um CRM e começar a utilizá-lo.

Vale ressaltar que para isso é essencial investir em treinamentos, mostrando a importância de ser feito o registro das interações e o real valor dos dois setores trabalharem juntos.

Também recomendamos procurar por um CRM que ofereça serviços mais completos. Em geral, os pagos possuem mais possibilidades. Os mais conhecidos do mercado são:

Agora que você já sabe o que é CRM e a sua relevância para o seu negócio, continue a leitura sobre as preferências dos consumidores com o artigo Descobrindo o novo perfil do consumidor: conheça a Geração N.

 

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