pixel facebook

O que são Heading Tags?

O que são Heading Tags?

O que são Heading Tags?

Uma das principais ferramentas para otimizar uma página para sites de busca é o uso de Heading Tags. Mas o que são Heading Tags? Você já deve ter reparado que em muitos sites há diversos títulos e subtítulos para uma matéria. Esses títulos e subtítulos são chamados de Heading Tags. São os famosos H1, H2, H3, etc.

Mas o que são Heading Tags H1, H2, H3?

Esse subtítulo acima foi um exemplo de H2. Ou um “heading tag de nível 2”. Elas são tags HTML cujo propósito é marcar um título. Quanto menor o número, mais alta é sua importância. Na prática, quando você quer colocar um título na linguagem HTML, você o coloca entre as tags <h1> e </h1>. Caso seja um título secundário, utiliza as tags <h2> e </h2>.

Vamos a um exemplo prático. Vamos supor que você queira a seguinte estrutura de títulos e subtítulos:
Heading Tag de Nível 01
Heading Tag de Nível 02
Heading Tag de Nível 03
Heading Tag de Nível 04

O código-fonte ficará assim:

<h1>Heading Tag de Nível 01</h1>
<h2>Heading Tag de Nível 02</h2>
<h3>Heading Tag de Nível 03</h3>
<h4>Heading Tag de Nível 04</h4>

Qual a importância das heading tags para o SEO?

As heading tags – ou simplesmente títulos – são fundamentais para que o Google entenda a importância do assunto de cada página. Por isso é recomendável que cada página tenha apenas uma H1. Lembrando que um código bem estruturado e bem organizado gera uma boa experiência para o usuário. Por isso, é recompensado pelo Google com um rankeamento melhor. Portanto, é importante seguir a lógica de sumário, sempre deixando as heading tags organizadas. Veja um exemplo de como organizar seus títulos, em um post de blog que fizemos:

Usando Heading Tags Corretamente

Perceba que há apenas uma H1 e diversas H2. Não há necessidade de ter uma H3 embaixo de cada H3. Mas toda H3 deve estar debaixo de uma H2 e essa, por sua vez, debaixo da H1 principal.

Analisando a página do post Guia de Planejamento de Marketing Digital no Ryte, temos a seguinte estrutura:

Um trabalho de títulos bem feito, além de dar uma boa experiência para o usuário também traz ótimos resultados na sua estratégia de SEO.