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Por que estou recebendo tantas atualizações de privacidade?

Atualizações de Privacidade

Por que estou recebendo tantas atualizações de privacidade?

Você também deve ter recebido nas últimas semanas várias atualizações de política de privacidade, de diversos serviços online, tais como Strava, Trello, Airbnb, Waze e os clássicos Instagram, Twitter, Facebook e até o Google Analytics e Google Adwords.

Essas atualizações aconteceram em virtude do GDPR, ou General Data Protection Regulation, a nova legislação europeia que pretende garantir mais privacidade aos cidadãos europeus que utilizam tais serviços. A GDPR entrou em vigor no dia 25 de maio de 2018.

Como o cidadão europeu está em todo lugar, é mais fácil atualizar para o mundo todo.

O que mudou com a GDPR?

1. Consentimento na coleta de dados

Parece óbvio, mas a partir de agora, a coleta de dados privados e seu uso só são permitidos após o consentimento explícito dos usuários.

2. Alerta sobre vazamentos em até 72 horas

As empresas terão 72 horas para alertar seus usuários sobre qualquer vazamento de dados que possa resultar no comprometimento de seus direitos e liberdades individuais.

3. Acesso às informações

Usuários poderão solicitar às companhias que informem que tipo de dados elas têm a seu respeito, onde as informações estão armazenadas e para qual propósito é feita a coleta. As empresas serão obrigadas a fornecerem uma cópia digital desses dados sem cobrar nada por isso.

4. Direito ao esquecimento

Em alguns casos, as pessoas poderão solicitar a remoção completa de seus dados da internet. Aqui, porém, excluem-se casos em que a manutenção dos dados é considerada de interesse público.

5. Portabilidade

Assim como é possível mudar o seu número de telefone de uma empresa para outra sem prejuízo, os dados na Europa também poderão ser movidos sem problemas. As companhias devem fornecer para o usuário uma cópia “em formato comum e legível para máquinas” de suas informações, garante a lei.

6. Diretrizes de Uso em Linguagem simples

As empresas ficam obrigadas, também, a exporem as suas diretrizes de uso e de privacidade de forma mais clara e objetiva para os usuários — por isso você está recebendo tantos e-mails. 🙂

7. Multa para quem não cumprir a lei

Qualquer companhia sob a jurisdição da GDPR que viole a nova lei será multada em até 4% do seu faturamento anual ou US$ 20 milhões, o que for maior.