pixel facebook

Quais os melhores plugins para WordPress?

Quais os melhores plugins para Wordpress?

Quais os melhores plugins para WordPress?

No post de hoje, iremos falar quais os melhores plugins para WordPress na nossa opinião. Primeiramente, é importante entender que o WordPress é atualmente a maior plataforma de CMS (Content Manager System, ou Sistema de gerenciamento de conteúdo) da internet. Segundo o próprio WordPress.org, estima-se que 34% dos sites são feitos usando a plataforma WordPress.

Além da fácil instalação e suporte, um dos grandes diferenciais do WordPress é a possibilidade de instalação de plugins. Em termos leigos, plugins são pequenos programas que podem ser instalados na plataforma para executar determinada função.

Tome o seguinte exemplo: em um site forma da plataforma WordPress, se você precisar criar um banner rotativo, seu programador deveria fazer esse desenvolvimento do zero. Ou, na melhor das hipóteses, reaproveitar algum código-fonte próprio ou de terceiro.

Na plataforma WordPress, essas demandas são atendidas por plugins desenvolvidos pelas grandes empresas (tal como o Google e Facebook) ou pequenos desenvolvedores independentes. Esses desenvolvedores resolveram disponibilizar para a comunidade um código-fonte para essa finalidade.

Assim, em vez de programar do zero, você simplesmente baixa algum plugin que atenda sua necessidade.

Lista dos melhores plugins para WordPress

Com essa dinâmica entendida, vamos à lista dos melhores plugins para WordPress em nossa modesta opinião.

1) Combo Contact Form 7 + Flamingo

Esses dois plugins são indispensável para a construção de um site. O Contact Form 7 é a ferramenta mais simples e eficiente para se criar formulários dentro de um site, com suas regras de direcionamento e encaminhamento de e-mail. Já o Flamingo é responsável por salvar todas as mensagens enviadas por todos os formulários do site. Excelente para o caso de problemas no envio de e-mails.

2) Yoast SEO

O Yoast SEO é provavelmente o mais utilizado software de checklist de SEO. Enquanto você escreve, ele vai indicando para você se seu post está ou não otimizado para os mecanismos de busca. Além disso, gera sitemaps, meta descriptions, urls amigáveis e muito mais. É outro plugin indispensável.

3) Slider Revolution

O exemplo que demos acima, sobre banners rotativos e responsivos pode ser facilmente resolvido com o Slider Revolution. Você pode configurar desde o tempo de transição de cada banner e até colocar vídeos como background.

4) Autoptimize

Para ganhar velocidade de download em seu site, vale tudo. O Autoptimize agrupa arquivos CSS, JS e HTML. Também cria cache para seu site carregar mais rápido.

5) ReSmush.it

Ainda na briga pelo ganho de velocidade, temos uma série de compactadores de imagens, que comprimem arquivos JPG, PNG, GIF de até 5mb. Nosso indicado é o ReSmush.it, que faz isso já na hora do upload para a galeria de imagens.

Essa foi nossa breve lista dos melhores plugins para WordPress. Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades de desenvolvimento web e marketing digital.