pixel facebook

Qual a importância de uma experiência mobile de qualidade?

Qual a importância de uma experiência mobile de qualidade?

Qual a importância de uma experiência mobile de qualidade?

A experiência mobile é de extrema importância já que, atualmente, mais da metade do tráfego online vem de dispositivos móveis. No entanto, quando analisamos os índices de suas taxas de conversão, elas ainda tendem a ser menor que a de desktops. Ou seja, acessos via computadores resultam em mais negócios que aqueles via dispositivos móveis. Há um certo contrassenso nisso.

Oportunidades mobile

Para demonstrar, vamos analisar alguns números: 92% dos brasileiros possuem smartphones e 75% deles recorrem a eles quando têm necessidade de conhecer algo novo ou de sanar uma dúvida. Além disso, 94% dos usuários de smartphones pesquisam informações em seus aparelhos durante micro-momentos de seu dia a dia, aqueles pequenos intervalos entre suas atividades que são oportunidades preciosas de negócio.

Mas se existe toda essa adesão aos dispositivos móveis como meios para realizar ações online, por que sua taxa de conversão ainda é mais baixa que a de desktops? O consenso geral é este: experiências ruins em sites mobile reduzem muito o interesse do usuário.

Uma experiência mobile de baixa qualidade

Imagine uma pessoa em seu smartphone, num micro-momento de seu dia a dia. Ela precisa entender e adquirir um tipo de produto que resolverá seu problema. Então, entra no site de uma marca que oferece esse produto e procura mais informações. Porém, o site é lento, os textos e imagens não carregam e a navegabilidade é péssima. Acaba desistindo de finalizar a compra no e-commerce.

Em seguida, ela descobre uma marca concorrente, com um site simples, eficiente e mais veloz. Então, consegue acessar rapidamente um conteúdo de qualidade para entender o produto. A faixa de preço é a mesma que a da primeira marca. Por qual delas essa pessoa optará? Pela segunda, porque lhe ofereceu a melhor experiência mobile.

Esse é só um possível cenário de como uma experiência mobile de baixa qualidade em sites e e-commerces pode afastar oportunidades de negócio. No caso específico dos e-commerces, as redes sociais têm desempenhado um forte papel de direcionamento para essas páginas nos últimos anos, sendo essas grandes oportunidades de vendas. Um comportamento usual das pessoas é acessar diariamente redes sociais em seus smartphones, ou seja, muitas são as chances de elas serem direcionadas para realizar negócios por meio desses aparelhos. Perder essas grandes oportunidades por causa de um site lento é inadmissível.

O impacto da qualidade de uma experiência mobile

De acordo com pesquisa do Google de 2019:

– Uma experiência mobile negativa no site de determinada marca faz com que o usuário tenha 62% menos chances de fechar negócio em comparação àquelas que lhe proporcionaram experiências positivas.

– 54% dos usuários tendem a ficar mais frustrados à medida em que o tempo de carregamento do site aumenta, muitas vezes, levando à desistência.

Portanto, uma experiência ruim afeta os usuários. Mas a boa notícia é que uma experiência de qualidade também, gerando bons resultados. Isso quer dizer que um site de carregamento e acessos rápidos ajuda a atrair e a reter os consumidores. Por isso, esses poucos segundos ou milissegundos valem muito dinheiro para empresas e marcas.

Contudo, é preciso ter um cuidado com seu site. Ele até pode ser rápido hoje, mas sabemos como as coisas mudam aceleradamente quando o assunto são os meios digitais. Se seu site não for monitorado e atualizado constantemente, ele pode acabar defasado. Isso porque, muitas coisas levam a uma experiência mobile de qualidade e interferem na velocidade de carregamento. Desde um site funcional, com design simples e boa navegabilidade até os tipos de tecnologia utilizados em sua criação.

WE3 Online

Vale à pena investir em seu site ou e-commerce para oferecer o melhor tipo de experiência ao seu público e obter maiores chances de conversão.

A WE3 oferece as melhores soluções em desenvolvimento de sites, desenvolvimento mobile e e-commerce, para ajudar no crescimento do seu negócio.

Conheça nossos cases e um pouco do que já realizamos para melhorar resultados de outras empresas.