pixel facebook

O que é um teste A/B?

Teste AB - O que é?

O que é um teste A/B?

O teste A/B é um método de teste que implica em fazer duas versões para um mesmo anúncio, e-mail marketing ou landing page e comparar seus resultados e identificar qual obteve melhor desempenho.

Por exemplo: para um anúncio de emprego no Facebook, pode ser feito uma versão de anúncio onde o nome da vaga é colocada em destaque e em segundo plano a remuneração. Esta seria a versão A.

A versão B pode ter a remuneração em maior destaque e o nome da vaga em segundo plano. Essa seria a versão B.

Exemplo de Teste A/BOutra boa aplicação para o teste A/B é no disparo de e-mail marketing.
Você pode fazer um disparo no horário comercial e outro disparo após o expediente e comparar os resultados. Aproveite e confira algumas dicas que já demos no nosso blog para melhorar o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing.

Mas é importante que os dois testes estejam em exposição isonômicas de tráfego. Ou seja, mesmo orçamento diário no caso de anúncios ou mesmo tamanho de público para o disparo de e-mail marketing.
Do contrário, o teste pode ser comprometido. Portanto, dê bastante atenção a isso.

Onde utilizar o teste A/B?

Muitas ferramentas de automação de marketing digital, tal como o Mailchimp, RD Station e o próprio Facebook facilitam bastante a utilização desse tipo de teste em campanhas.

A utilização do teste A/B é excelente para testar novos insights para sua estratégia digital. Além disso, pode apontar tendências e comportamentos do consumidor que estavam passando despercebido pela equipe de marketing.

Além de utilizar o teste A/B para buscar novas estratégias, pode-se também utilizá-lo para corrigir um baixo desempenho. É o caso, por exemplo, de uma landing page que não está atingindo sua meta esperada de conversão. Por isso, pode-se fazer uma versão B, com um formulário com menos campos obrigatórios.

Você pode encontrar mais informações sobre o teste A/B do Facebook aqui e aqui.

Leia também: